IMPASSE NO MODELO DE DESENVOLVIMENTO FLUMINENSE: O DESAFIO DE SUPERAR UMA CRISE ECONÔMICA E NÃO APENAS DAS FINANÇAS PÚBLICAS

Autores/as

  • Bruno Leonardo Barth Sobral Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Rede de Estudos em Planejamento e Política Pública Regional orientada ao Rio de Janeiro (Rede Pró-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.47272

Palabras clave:

Rio de Janeiro, finanças públicas, desindustrialização

Resumen

O Estado do Rio de Janeiro enfrenta um grave problema econômico que não se resume a aparência dos fatos que compõe a narrativa oficial do governo. Aspectos prioritários na raiz da questão serão tratados no presente artigo, o que envolve impasses no modelo de desenvolvimento como também tensões federativas. Dessa forma, visa desmistificar certos falácias no debate. Primeiro, deixar claro que a crise não é um problema exclusivo estadual quando a escala do problema é nacional, logo, discutir suas especificidades. Segundo, questionar se é razoável aceitar que governo federal assumindo papel só de credor, sem aceitar discutir assimetrias de poder no âmbito do pacto federativo. Terceiro, enfatizar a necessidade de articular uma solução para o problema das finanças públicas com os desafios de recuperação de uma grave crise econômica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-02-14

Cómo citar

SOBRAL, Bruno Leonardo Barth. IMPASSE NO MODELO DE DESENVOLVIMENTO FLUMINENSE: O DESAFIO DE SUPERAR UMA CRISE ECONÔMICA E NÃO APENAS DAS FINANÇAS PÚBLICAS. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 36, p. e47272, 2020. DOI: 10.12957/geouerj.2020.47272. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/47272. Acesso em: 14 may. 2025.

Número

Sección

Políticas Públicas e Território: análise da agenda pública na segunda década do século XXI