INFLUÊNCIA DO PISOTEIO DO GADO NA ALTERAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE HORIZONTES SUPERFICIAIS EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2019.46650

Palabras clave:

Pecuária, Horizonte A, Matéria Orgânica, Mata Atlântica

Resumen

A degradação dos solos é um fenômeno comum no Brasil e em muitos locais do planeta. Entre as diversas formas de degradação, as alterações das características físicas do solo devido ao uso agrícola ou com pecuária parecem ser uma das formas mais frequentes. Em Santo Antônio de Pádua (RJ), a degradação dos solos foi iniciada ainda no século XVIII, com a remoção das florestas para plantio de cana-de-açúcar e café e, posteriormente, com a introdução da pecuária no século XX. O trabalho foi conduzido de forma a caracterizar fisicamente os horizontes superficiais sob fragmentos florestais, pastagem e em trilha de boi. Os resultados obtidos mostraram que não há diferença significativa entre os horizontes superficiais sob fragmentos florestais e pastagens com relação ao teor de matéria orgânica, densidade do solo e porosidade total. Porém, na comparação entre os horizontes superficiais nos fragmentos florestais e nas trilhas de boi, a diferença é significativa com relação à densidade do solo e à porosidade total. Entre as pastagens e as trilhas de boi, a diferença não é significativa. A avaliação global dos resultados mostrou que os horizontes superficiais nas pastagens se constituem em um ambiente intermediário entre os fragmentos florestais e as trilhas de boi. Com um manejo mais adequado, a atividade de criação de bovinos poderia ser praticada com um impacto menor do que o verificado nas propriedades do município.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-01-30

Cómo citar

SILVA, Antonio Soares da; COSTA, Gabriel Campos Pereira da; TÁVORA, Gabriel Spínola Garcia; SELIGER, Roman. INFLUÊNCIA DO PISOTEIO DO GADO NA ALTERAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE HORIZONTES SUPERFICIAIS EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 35, 2020. DOI: 10.12957/geouerj.2019.46650. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/46650. Acesso em: 9 may. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a