PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE ESPAÇOS ARBORIZADOS DE VIÇOSA – MG
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.44145Palabras clave:
Percepção ambiental, Áreas verdes, Planejamento urbano, Qualidade de vida, ArborizaçãoResumen
A floresta urbana tem papel fundamental na oferta de benefícios e na quebra da artificialidade do ambiente urbano, local onde grande parte da população se estabelece. O objetivo do trabalho foi analisar a percepção e preferência da população sobre a floresta urbana para o município de Viçosa-MG. Foi aplicado um questionário semiestruturado nas áreas arborizadas do centro da cidade. A população entrevistada caracteriza-se por uma maioria de participantes do gênero feminino, jovens e estudantes, com grau de escolaridade elevado, sendo menos da metade de munícipes naturais da cidade. Verificou-se que a população conhece a importância e os benefícios proporcionados pela floresta urbana, incluindo sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, preza pelo contato com a vegetação para aliviar o estresse, bem como melhorar a saúde, embora este contato ocorra aquém do que gostariam. De modo geral, percebem que a floresta urbana da cidade deixa a desejar em alguns pontos, principalmente pela baixa quantidade de árvores e conflitos com a estrutura urbana, havendo anseios quanto a sua melhoria. Embora se tenha verificado que a população não se sente responsável pelos cuidados com a floresta urbana, quando para uma participação futura, esta se demonstrou engajada.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-08-20
Cómo citar
NASCIMENTO, Marco Antônio de Paula; CARDOSO, Hiohanes Moura; MARTINI, Angeline. PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE ESPAÇOS ARBORIZADOS DE VIÇOSA – MG. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 41, p. e44145, 2022. DOI: 10.12957/geouerj.2022.44145. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/44145. Acesso em: 13 may. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.