BALANÇO HÍDRICO E CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE KÖPPEN E THORNTHWAITE NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA (BA) / WATER BALANCE AND KÖPPEN CLIMATE CLASSIFICATION AND THORNTHWAITE IN THE MUNICIPALITY OF FEIRA DE SANTANA (BA)
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.34159Palabras clave:
Clima, semiárido, agropecuária, solo-água-atmosferaResumen
O estudo da meteorologia se baseia nos fenômenos atmosféricos, seu comportamento e interações físicas, químicas e dinâmicas com os demais elementos da superfície terrestre. O objetivo deste trabalho foi caracterizar climaticamente o município de Feira de Santana (BA), quanto à disponibilidade de água para o cultivo agrícola, utilizando os dados disponibilizados pelo INMET, os quais foram processados através do método de balanço hídrico climático, a partir do qual se obteve o índice hídrico, índice de aridez e índice de umidade, e auxílio das chaves de classificação de Thornthwaite. O balanço hídrico mostrou que o município apresenta uma ETP de 1431,7 mm ano-1, ETR de 720,7 mm ano-1, DEF de 711,0 mm ano-1 e EXC igual a zero. O tipo climático pela metodologia de Köppen é “Asa”, megatérmico com chuvas de inverno e verão quente, enquanto que a de Thornthwaite é C1w2A’a’, clima Sub-úmido seco com largo excesso de verão, megatérmico e com concentração de evapotranspiração potencial no verão igual a 31,2%. O município de Feira de Santana apresenta uma alta ETP, influenciada pelas altas temperaturas. O período de menor deficiência hídricas é registrado nos meses de maio, junho e julho, sendo indicado para os cultivos de sequeiro. O método de classificação climática de Thornthwaite apresenta maior detalhes que o de Köppen.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.