A CRISE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ENTENDIDA NÃO APENAS COMO UMA QUESTÃO FINANCEIRA / THE RIO DE JANEIRO STATE’ CRISIS UNDERSTANTOOD NOT ONLY AS A FINANCIAL ISSUE
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.32056Palabras clave:
Economia Fluminense, Federalismo, Ajuste Fiscal, Dívida Pública, Recessão.Resumen
doi: 10.12957/geouerj.2017.32056
A problemática da crise financeira do governo estadual não é simplesmente o ajuste das contas públicas, mas sim como fazer isso dentro de um processo de recuperação econômica sustentado. No presente artigo, defende-se que o ajuste fiscal não é um pressuposto. A preocupação principal deve ser garantir a recuperação da economia, logo, evitar que o ajuste das contas públicas prejudique esse processo de retomada. O texto apresenta as bases fundamentais para um diagnóstico crítico, buscando questionar certas generalizações ao se enfatizar as especificidades fluminenses. O ponto de partida é o questionamento da tese da “contração cíclica expansionista” e uma síntese das diferentes visões no debate sobre a problemática atual.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.