ESTUDO DOS DESLOCAMENTOS URBANOS DE COARI, ITACOATIARA E PARINTINS E POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DA TOPOGRAFIA NA DIVISÃO MODAL / STUDY OF URBAN DISPLACEMENT OF THE CITIES COARI, ITACOATIARA AND PARINTINS AND POSSIBLE INFLUENCES OF THE TOPOGRAPHY IN THE MODAL SPLIT
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.24891Palabras clave:
Mobilidade urbana, Interior do Amazonas, Topografia, Modais Motorizados, Modais não motorizadosResumen
O presente estudo tem como objetivo estudar os deslocamentos urbanos em cidade do interior do Amazonas, bem como entender as semelhanças e diferenças dos deslocamentos urbanos e identificar a influência da topografia para com o uso dos modais. Para isso foram escolhidas três cidades: Coari, Itacoatiara e Parintins. Como hipótese, partiu-se da idéia que em cidades com topografia mais acidentada (Coari) o uso dos modais não motorizados devem ser menor que em cidades com uma topografia mais plana (Itacoatiara e Parintins). Para obtenção dos resultados realizou-se trabalhos de campo durante duas semanas em cada cidade. Contabilizou-se cinco formas de deslocamentos: carro; motocicleta; moto táxi; modo a pé e bicicleta. Os dados demonstram um maior uso da motocicleta em todas as cidades pesquisadas. O carro possui maior percentagem de uso nas cidades de Itacoatiara e Parintins. O modo a pé não apresentou variação significativa entre as cidades. No caso da bicicleta verificou-se um menor uso em Coari. Portanto, conclui-se que a hipótese inicial do projeto foi, em parte, confirmada, e que além da topografia, o fator econômico e a política nacional têm modificado as estratégias da população no que se refere à escolha do modal para os deslocamentos urbanos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.