OS IMAGINÁRIOS URBANOS DAS PESSOAS JOVENS RESIDENTES EM HEREDIA, COSTA RICA: UMA APROXIMAÇÃO DESDE AS PRÁTICAS SÓCIO-ESPACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.22300Palabras clave:
Imaginários urbanos, práticas socioespaciais, jovens, relato de vida, Heredia.Resumen
doi: 10.12957/geouerj.2016.22300
O artigo mostra os resultados de um estudo exploratório sobre a forma como os jovens na cidade de Heredia constroem os diferentes imaginários urbanos desde as práticas sócio-espaciais em sua viagem biográfica da infância para a idade adulta. O objetivo é compreender as práticas socioespaciais que recriam imaginário urbano na construção subjetiva da cidade, a fim de estabelecer a relação transformações urbanas. Os dados foram coletados por meio de relatos de vida dos jovens, em sua maioria entre 20 e 30 anos, residentes na cidade de Heredia, em abril de 2015. A partir dos dados obtidos serão analisados quatro imaginários: o imaginário patrimonial, imaginária cafeteiro, imaginário comercial e imaginário da inseguridade. Este artigo promove uma possibilidade de discussão de uma orientação de trabalho para futuras pesquisas na área trazendo uma forma metodológica que trabalhe com a questão dos imaginários urbanos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.