Ilha do Governador: Considerações acerca de seu Processo de Ocupação
Palavras-chave:
Processo de Ocupação, Intervenções no Ambiente, Expansão da Malha Urbana, Uso do Solo.Resumo
Este artigo é a síntese das consideraçõesobtidas durante quase três anos e meio depesquisa, que visava a retratar as transformaçõesocasionadas no meio durante o processode ocupação humana e crescimento damalha urbana na Ilha do Governador.O referido estudo adotou como linhametodológica a análise histórica do processode ocupação neste local, montando sempre umparalelo com as modificações sofridas em seusambientes.Os processos de transformação da naturezaocorridos na Ilha do Governador são reflexosdos que aconteceram e ainda estão emandamento em toda região da baciahidrográfica da Baía de Guanabara. Alteraçõesque influenciam diretamente a qualidadede vida de seus habitantes.Portanto, este trabalho realizou um balançohistórico das modificações no meio da ilha, relacionando tais intervenções com asreais causas que as promoveram, que foramas questões econômicas determinantes de cadamomento que caracterizou a ocupação dolocal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
RUSSO, Paulo Roberto. Ilha do Governador: Considerações acerca de seu Processo de Ocupação. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 2, p. 89–100, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/21765. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.