GEOGRAFIA, NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO: (RE) CONHECENDO O “LUGAR” DE VIVÊNCIA POR MEIO DO USO DO GOOGLE EARTH E GOOGLE MAPS
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.13119Palabras clave:
Pesquisa-Ação, Ensino de Geografia, Novas Tecnologias, Lugar, Cotidiano.Resumen
doi: 10.12957/geouerj.2016.13119
Tendo em vista que atualmente não se tem como dissociar educação e novas tecnologias, visto que cada vez mais cedo os jovens têm feito uso de ferramentas tecnológicas, o presente trabalho teve como objetivos analisar a experiência desenvolvida no ensino de Geografia, objetivando o conhecimento do “lugar” enquanto espaço de vivência dos alunos, a partir do uso de novas tecnologias, mais especificamente do Google Earth e do Google Maps e do trabalho de campo. O trabalho foi desenvolvido em 2013, com a turma do 8º Ano “C” da E.E.E.F. Maria Emília Oliveira de Almeida, localizada no bairro Presidente Médici, na cidade de Campina Grande/PB. Com a pretensão de alcançar os objetivos teve-se como foco a Pesquisa-Ação. Para tanto, se buscou envolver a comunidade escolar ao processo. Trabalhou-se a partir de revisões teórico-bibliográficas; pesquisa quantitativa; aulas expositivas dialogadas; pesquisa virtual no laboratório de informática, utilização dos softwares Google Earth e Google Maps; aula de campo; registros fotográficos, anotações e discussões e; socialização dos resultados na mostra pedagógica da escola. Constatou-se o fascínio juvenil pelas novas tecnologias, além da forte presença de tais ferramentas inovadoras no convívio diário dos docentes
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