VIDA QUE ACONTECE EM ONDAS

A natureza na Educação em Geografia

Autores/as

  • Maria Inez Carvalho Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.78609

Palabras clave:

Fragmentação geografia humana/física. Natureza. Quadros Geográficos. Experiência. Pensamentos insones

Resumen

 

Vida que acontece em ondas é artigo com a Educação em Geografia presentando (des)encontros caóticos para devires outros. Está estruturado em três sessões: a. Expressões do Conteúdo na qual o dilema da fragmentação Geografia Humana/Geografia Física é problematizado gerando a pergunta: frente a este cenário, qual(is) seria(m) a(s) operação(ões) intelectual(is), às margens, que nos possibilitariam quadros geográficos outros, também, empiricamente? Qual seria a problematização aos moldes deridianos que nos localizaria dentro e fora? b. Expressões da Produção pelo qual se defende que o pensamento é sempre enquadrado por Frames derivados de experiências de vida e que se produz conhecimento não apenas racionalmente, sendo a percepção fundamental. c. Expressões da forma pela qual é relatada visita ao Museu da Natureza no Parque Nacional da Capivara. Visita engendradora de pensares que forjaram a proposição de ativar o conceito de Natureza na Educação em Geografia. Na finalização, (Des)encontros caóticos, marcando que as expressões se encontram caoticamente reativando hegemonizados frames ou forjando frames outros, propõe que a Educação em Geografia via significações outras do conceito de Natureza possibilitaria pensares de uma ecologia radical pós-humanista. Um devir-natureza. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Inez Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação, professora Titular da FACED/UFBA lotada no Departamento II. Estudiosa da área de Educação em Geografia e currículo.

Publicado

2023-12-21

Cómo citar

CARVALHO, Maria Inez. VIDA QUE ACONTECE EM ONDAS: A natureza na Educação em Geografia. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 43, 2023. DOI: 10.12957/geouerj.2023.78609. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/78609. Acesso em: 28 jun. 2025.

Número

Sección

Dossiê Margens da Educação em Geografia

Artículos más leídos del mismo autor/a