O MITO PERSISTENTE DO CRESCIMENTO ECONÔMICO E A DEGRADAÇÃO DO MEIO NA AMÉRICA LATINA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.78521

Palabras clave:

Geografia econômica, desigualdades regionais, . meio ambiente, América Latina

Resumen

A problemática central deste artigo é aquela do mito mecanicista das teorias e dos modelos econômicos importados de outras experiências dos países centrais no passado, ou originalmente elaborados na América Latina, e que defendiam o crescimento e o desenvolvimento econômico sem se interrogar sobre a heterogeneidade dos contextos históricos e todos os efeitos destrutivos sobre os modos de vida tradicionais e sobre o meio dos países nos quais se procurou aplicá-los, no nosso caso, na América Latina. Estes preceitos mecanicistas envolveram tanto as economias ortodoxas quanto as economias heterodoxas, tanto os neoclássicos quanto os neoliberais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudio Luiz Zanotelli, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em Planejamento Regional pela Universidade de Paris X, Nanterre, França (1987), Maîtrise em Planejamento e Urbanismo (1992), Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em Geografia e Prática do Desenvolvimento nos Países do Terceiro Mundo pela Universidade de Paris X, Nanterre (1993) e Doutorado em Geografia Humana, Econômica e Regional pela Universidade de Paris X, Nanterre (1998). Realizou Pós-Doutorado no LATTS - École Nationale des Ponts et Chaussées (2004-2005), Paris, França. e um Pós-doutorado no IPPUR-UFRJ (2018-2019). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo e Editor da Revista Geografares. Realiza pesquisas sobre cidades, metropolização, geografia econômica e regional e epistemologia da geografia. Coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos-regionais, das Paisagens e dos Territórios(LABURP) da UFES. Publicou, dentre outros livros, Geofilosofia e Geopolítica em Mil Platôs (Edufes, 2014), As estruturas abertas e mutantes do pensamento e do mundo. Derivas entre a Geografia e a Antropologia (Tiragem Livre, 2019), A notícia como máquina de guerra. Análise dos discursos sobre a Petrobras e a produção de Petróleo e Gás nos jornais. Um enfoque no Espírito Santo (EDUFES, 2020) e Yves Lacoste: Entrevistas pela Annablume, 2005.

Publicado

2024-03-05

Cómo citar

Zanotelli, C. L. (2024). O MITO PERSISTENTE DO CRESCIMENTO ECONÔMICO E A DEGRADAÇÃO DO MEIO NA AMÉRICA LATINA. Geo UERJ, (44). https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.78521

Número

Sección

Artigos