A DIMENSÃO HUMANA NAS EMISSÕES URBANAS DE CO2
modelos inteligentes de alta definição no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.77757Palabras clave:
Emissão de carbono. Mudanças climáticas. Tráfego de veículos. Indicadores sociais. Aprendizagem de máquinas.Resumen
As emissões urbanas de CO2 têm sido percebidas como um ponto central no Ciclo Global de Carbono, embora ainda compreendamos pouco sobre a emissão humana no espaço e tempo. Este trabalho tem por objetivo modelar as emissões de CO2 originárias do tráfego de veículos e avaliar sua relação com as características socioeconômicas da população da cidade do Rio de Janeiro. Utilizou-se um modelo de mapeamento para estimar os padrões geográficos locais das emissões no tempo com algoritmos de Aprendizagem de Máquinas, dados de mobilidade, Sistema de Informação Geográfica e R. As emissões foram agregadas aos setores censitários do IBGE que contém 480 variáveis socioeconômicas. Os resultados mostram que as maiores emissões ocorrem nas vias expressas, onde há maior densidade de moradores nos domicílios; mais residentes pardos e com maior rendimento mensal; bem como ocorrem na orla da Zona Sul e Barra da Tijuca, onde há maior oferta de trabalho. Este estudo salienta a importância da formulação de ações climáticas setoriais e inventários de gases de efeito de estufa mais detalhados para que possamos reduzir as emissões de CO2 e o aquecimento global.
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