IMAGENS DA NEGRITUDE NO CONTEÚDO DE AMÉRICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77309Palabras clave:
Negritude. Geografia da América. Livro didático. Ensino de Geografia. Educação antirracista.Resumen
Este artigo analisa as imagens do sujeito negro no conteúdo de América em livros do oitavo ano de duas coleções didáticas: Araribá Mais e Expedições Geográficas. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: i) revisão bibliográfica sobre a educação para as relações étnico-raciais, o livro didático e o negro americano; ii) análise de conteúdo das imagens do negro americano nos livros selecionados, observando quantitativa e qualitativamente as ausências e presenças desses sujeitos. A investigação permitiu identificar que embora não sejam raras as imagens da negritude, elas mantêm posições subalternizados para pessoas negras, pouco referenciam a negritude na América, não retratam a diáspora africana e se concentram em representações contemporâneas dos povos negros. A conclusão do artigo destaca a necessidade da manutenção qualificada do PNLD e sua importância para uma educação antirracista.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Patrício Pereira Alves de Sousa, Ana Maria Martins Queiroz

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.