LEV TOLSTOY E PIOTR KROPOTKIN COMO CRÍTICOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA.

Autores/as

  • Amir El Hakim de Paula Professor Doutor UNESP-Ourinhos

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.6639

Palabras clave:

Anarquismo, Educação, Geografia, Crítica, Século XIX

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.6639

 

Esse artigo tem como objetivo discutir as críticas à Geografia escolar realizadas por dois importantes teóricos russos: Lev Tolstoy e Piotr Kropotkin. Kropotkin, reconhecido humanista e anarquista, procurou apontar as deficiências que a Geografia tinha no que tange a sua aplicação na escola básica, seja por seu aspecto mnemônico ou por ressaltar nacionalismos e a submissão das chamadas “raças inferiores”. No caso de Tolstoy, apontaremos a sua experiência no projeto escolar realizado em sua cidade natal, bem como, a crítica que o grande escritor russo realizou contra a Geografia encontrada nos manuais escolares da primeira metade do século XIX.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amir El Hakim de Paula, Professor Doutor UNESP-Ourinhos

Professor Doutor na UNESP Ourinhos/ Ensino de Geografia

Publicado

2014-12-02

Cómo citar

de Paula, A. E. H. (2014). LEV TOLSTOY E PIOTR KROPOTKIN COMO CRÍTICOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA. Geo UERJ, 2(25), 231–249. https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.6639

Número

Sección

Artigos