SOBREPOSIÇÃO TERRITORIAL: ÁREA DE CONSERVAÇÃO TOTAL E TERRAS COMUNITÁRIAS NA SERRA DA GORONGOSA EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.53915Palabras clave:
Serra da Gorongosa, Área de Conservação Total, Terras Comunitárias, Sobreposição territorial, Recursos NaturaisResumen
A Serra da Gorongosa é uma Área de Conservação Total, criada pelo Governo de Moçambique, através do Decreto Ministerial 78/2010 de 31 de Dezembro, com o propósito de ampliar os limites do Parque Nacional da Gorongosa e assegurar a geoconservação. A criação da Área de Conservação Total em terras ocupadas, secularmente, pelas comunidades de Canda, Murombodzi, Nhambirira e Nhancuco, propriedades privadas de pequenos agricultores, áreas detentoras de licenças de prospecção mineira e de concessão florestal traz, à ribalta, a discussão sobre as sobreposições territoriais na Serra da Gorongosa. A pesquisa pretende, pois, contribuir no debate sobre as sobreposições territoriais das áreas de conservação em terras comunitárias, perspectivando trazer uma reflexão no que concerne à relação entre natureza-sociedade, através do território. A nossa contribuição resulta da combinação metodológica de revisão bibliográfica e do trabalho do campo, o que nos permitiu concluir que, em Moçambique, o debate relativo à sobreposição territorial das áreas de conservação em terras comunitárias é incipiente e longe de encontrar consensos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-08-28
Cómo citar
MULHAISSE, Raimundo Alberto. SOBREPOSIÇÃO TERRITORIAL: ÁREA DE CONSERVAÇÃO TOTAL E TERRAS COMUNITÁRIAS NA SERRA DA GORONGOSA EM MOÇAMBIQUE. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 37, p. e53915, 2020. DOI: 10.12957/geouerj.2020.53915. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/53915. Acesso em: 24 may. 2025.
Número
Sección
Olhares Geográficos sobre Moçambique
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.