Processos interativos homem-floresta na evolução da paisagem da Ilha Grande, RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2000.49100Palabras clave:
Etnoecologia, Mata Atlántica, Geoecologia, Caiçaras.Resumen
São apresentados os resultados do estudo de processos interativos homem-floresta e a relação entre o uso do espaço florestado por populações caiçaras e a resiliência da mata
atlântica, expressa através de mecanismos ligados à sua sustentabilidade. Foram analisadas, em diferentes tratos de floresta da Ilha Grande (RJ), a resultante geoecológica das interfaces de processos ecológicos e culturais sob os pontos de vista de sua composição, estrutura e funcionalidade dos mecanismos de conservação e paisacaptura de nutrientes, levando-se em consideração os efeitos dos seus principais ciclos econômicos (agricultura indígena e caiçara, agroindústria dos séculos XVIII e XIX e o turismo). O desenvolvimento dos sistemas florestal e antro'pico na Ilha Grande sugere a existência de um processo de coevolução sistêmica, em função de que suas gêneses e atuais manifestações encontram- se imbricadas no passado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.

Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.