DINÂMICA MIGRATÓRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PÓS-2010: O PERFIL DO IMIGRANTE LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.47266Palabras clave:
Fatores de atração e retenção populacional, Imigração, Rio de JaneiroResumen
A partir dos microdados das PNADs de 2011 a 2015, o artigo analisa as matrizes migratórios interestaduais do Rio de Janeiro e realiza uma caracterização do perfil de seu imigrante. Os dados evidenciam que a crise econômico-financeira estadual deflagrada a partir de 2014 está associada a uma redução do saldo migratório estadual, cuja magnitude provavelmente não foi mais expressiva devido ao caráter inercial de seus fluxos migratórios (existência de redes de contato entre regiões de origem e destino e sua implicação para a redução dos riscos do deslocamento, especialmente em contextos de crise). Observa-se relativa seletividade (e estabilidade) no processo migratório: os imigrantes fluminenses tendem a ser homens, brancos, com situação conjugal estável e com elevados níveis de escolaridade. Há indícios de aumento da migração das mulheres e de indivíduos pretos e pardos, todavia, estas características ainda não são as mais beneficiadas pelo processo migratório.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-02-14
Cómo citar
LIMA, Ana Carolina da Cruz. DINÂMICA MIGRATÓRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PÓS-2010: O PERFIL DO IMIGRANTE LOCAL. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 36, p. e47266, 2020. DOI: 10.12957/geouerj.2020.47266. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/47266. Acesso em: 27 jul. 2025.
Número
Sección
Políticas Públicas e Território: análise da agenda pública na segunda década do século XXI
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.