OS DESAFIOS À CONSOLIDAÇÃO DE UMA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.38134

Palabras clave:

Rede Federal de Educação Profissional. Científica e Tecnológica. Licenciaturas. desafios

Resumen

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFPCT) é constituída por um conjunto de 643 unidades de ensino federais distribuídas por todos os estados brasileiros. São instituições que vem assumindo uma relevância não só do ponto de vista educacional como também social em função de sua capilaridade no território, do conjunto de cursos em diferentes níveis e modalidades ofertados bem como devido ao seu papel na implementação de programas governamentais. Pela abrangência de seus objetivos e pela heterogeneidade das instituições que a compõem enfrenta desafios no que se refere ao equilíbrio entre forças de coesão e de dispersão no seu interior. Tais desafios serão abordados aqui com base na trajetória histórica de constituição da rede, da identificação de sua distribuição territorial bem como do papel daqueles cursos que têm assumido uma posição de destaque no cenário dos Institutos Federais: as licenciaturas.

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Biografía del autor/a

Linovaldo Miranda Lemos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

Doutor em Geografia (UFRJ) e Pós-doutor em Geografia (UNICAMP). Professor da Licenciatura em Geografia do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Campos/Centro

Publicado

2020-05-22

Cómo citar

LEMOS, Linovaldo Miranda. OS DESAFIOS À CONSOLIDAÇÃO DE UMA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO BRASIL. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 36, p. e38134, 2020. DOI: 10.12957/geouerj.2020.38134. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/38134. Acesso em: 27 jul. 2025.