TURISMO, TERRITÓRIO E URBANIZAÇÃO: UMA REANÁLISE DO CASO DO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS E DA REGIÃO TURÍSTICA DA COSTA VERDE (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.33263Palabras clave:
turismo, território, urbanização, política territorial, Angra dos Reis-RJ.Resumen
Trata-se neste artigo de uma análise do processo histórico de territorialização do turismo no município de Angra dos Reis, Rio de Janeiro. O objetivo central contido nas páginas a seguir foi apresentar o papel do turismo na organização do município a partir da urbanização turística e seus efeitos na política territorial local. Em consequência, se revisitou alguns problemas sociais derivados da instalação do turismo, como a criação de enclaves territoriais, a segregação socioespacial e a privatização dos espaços públicos. Os resultados derivaram de farta e contínua análise da legislação municipal em relação às observações empíricas sobre a prática do turismo em Angra dos Reis nos últimos dez anos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.