ESPACIALIDADE URBANA E USOS E APROPRIAÇÕES DE ESPAÇOS PÚBLICOS: ESTUDO DE DUAS PRAÇAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO / URBAN SPACE AND USES AND APPROPRIATIONS OF PUBLIC AREAS: STUDY OF TWO PRACTICES IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.32059Palabras clave:
dinâmica socioespacial, espaço público, praça, sociabilidade, grupos culturais.Resumen
doi: 10.12957/geouerj.2017.32059
O artigo aborda aspectos da dinâmica socioespacial da cidade do Rio de Janeiro. Focaliza os usos e apropriação de espaços públicos, em duas Praças, com diferentes inserções espaciais na cidade: as Praças da Harmonia (Gamboa) e a Mauricio Cardoso (Olaria). Adota-se como pressuposto, que a presença de grupos culturais e mais recentemente de coletivos culturais nos espaços públicos conferem sentido a esses locais como lugares de encontro, de acontecimentos, de sociabilidades, de práticas sociais, de manifestações da vida urbana cotidiana. Entende-se que estas novas modalidades de atuar e de transmutar o espaço ampliam o repertório de leituras possíveis sobre os espaços públicos. Propõe-se que a localização diferenciada de cada uma das Praças no espaço da cidade, conduz lógicas espaciais distintas, e que as singularidades de cada lugar desenham-se segundo suas características locais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.