FIM DO CORTE MANUAL DA CANA-DE-AÇÚCAR NA MICRORREGIÃO DE ITUIUTABA (MG) E OS IMPACTOS PARA OS TRABALHADORES / END MANUAL OF SUGAR CANE CUT IN ITUIUTABA (MG) AND ITS IMPACTS FOR WORKERS
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.29749Palabras clave:
Cana-de-açúcar, trabalho, precarizaçãoResumen
A expansão da produção canavieira na Microrregião de Ituiutaba (MG) vem reestruturando o espaço agrário de todos os municípios, alterando as relações de produção, substituindo culturas, concentrando terras e modificando as relações de trabalho. A produção da cana-de-açúcar tem ocorrido por meio do arrendamento e parcerias de terras, o que leva à diminuição gradativa da produção diversificada de alimentos e culmina, assim, na monocultura da cana-de-açúcar. Como consequência da territorialização de usinas e da expansão da produção de cana, a mão-de-obra para o corte manual se fez presente. Todavia, a falência de duas usinas, a mecanização do corte da cana-de-açúcar e o fim das queimadas contribuíram para que os postos de trabalho do cortador de cana fossem extintos. Nesse contexto, torna-se importante mostrar as condições de vida e de trabalho do trabalhador cortador de cana da Microrregião de Ituiutaba, isto é, como tem sido sua inserção no mercado de trabalho, quais as principais dificuldades, tensões e incertezas que estão enfrentando.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.