O CENTRO DA CIDADE NO CONTEXTO DA ESTRUTURA(ÇÃO) URBANA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA “TEORIA URBANA CONVENCIONAL” E DA “TEORIA CRÍTICA URBANA” / THE CITY CENTER IN THE STRUCTURE(ING) URBAN CONTEXT: CONSIDERATIONS ABOUT “CONVENTIONAL URBAN THEORY”

Autores/as

  • Cláudio Smalley Soares Pereira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.25816

Palabras clave:

centro da cidade, centralidade, estrutura, estruturação, teoria urbana

Resumen

doi: 10.12957/geouerj.2017.25816

O presente artigo debate as noções de centro da cidade e centralidade no âmbito do estudo da estrutura(ção) urbana. Discutem-se tais noções nas perspectivas da “teoria/ciência urbana convencional”, juntamente com as suas contribuições para o estudo da cidade e do espaço urbano, e a contribuição da “teoria/ciência crítica urbana”, enfocando com maior detalhe as contribuições de Henri Lefebvre e Manuel Castells sobre o tema em tela. Por fim, encerra-se com algumas reflexões em torno do papel da “teoria crítica urbana” na atualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudio Smalley Soares Pereira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutorando em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente;

mebro do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GASPERR).

 

Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Publicado

2017-12-30

Cómo citar

Pereira, C. S. S. (2017). O CENTRO DA CIDADE NO CONTEXTO DA ESTRUTURA(ÇÃO) URBANA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA “TEORIA URBANA CONVENCIONAL” E DA “TEORIA CRÍTICA URBANA” / THE CITY CENTER IN THE STRUCTURE(ING) URBAN CONTEXT: CONSIDERATIONS ABOUT “CONVENTIONAL URBAN THEORY”. Geo UERJ, (31), 669–697. https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.25816