GEOPROCESSAMENTO APLICADO PARA ANÁLISE DE ASSOREAMENTO E EROSÃO FLUVIAL DECORRENTES DA CONSTRUÇÃO DE UMA BARRAGEM: ESTUDO DE CASO DA BARRAGEM GRAMAME-MAMUABA – PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.22180Palabras clave:
Imagens orbitais, Obra de engenharia, Geomorfologia antropogênica, Cartas temáticas, João Pessoa.Resumen
doi: 10.12957/geouerj.2016.22180
A utilização de imagens de satélite para planejamento e gerenciamento de atividades antrópicas está sendo cadavez mais difundida entre as diversas áreas de pesquisa ao redor do mundo. As obras de engenharia de grandesimpactos ambientais são as principais áreas de estudo que aplicam as técnicas de sensoriamento remoto. Alémda obtenção de mapas, imagens e dados faz-se necessário a interpretação destas informações para análise daárea a ser estudada. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apontar e entender as principaisconsequências geomorfológicas resultantes da construção e funcionamento da barragem Gramame-Mamuabano município do Conde-PB. Observou-se que as imagens de satélite e as cartas temáticas, geradas a partir dafolha Conde 1:25.000, são ferramentas imprescindíveis para a caracterização e análise da área de estudo, poisforneceram dados qualitativos e quantitativos essenciais para esta análise.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.