O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS

Autores/as

  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.11909

Palabras clave:

Geografia, literatura infantil, anos iniciais, alfabetização.

Resumen

Doi: 10.12957/geouerj.2015.11909

 

Propõe-se, por meio deste artigo, uma discussão sobre o uso da literatura infantil como estratégia ao desenvolvimento de diferentes atividades pedagógicas para ensinar Geografia. Apresenta-se um projeto desenvolvido numa turma de Pedagogia na disciplina de Fundamentos Metodológicos do Ensino de Geografia, destacando-se como este tipo de literatura pode ser utilizado estrategicamente na metodologia de aula da educação infantil e nos anos iniciais, com o propósito de contribuir para a construção da aprendizagem da ciência geográfica. É realçada a importância da alfabetização e da alfabetização Geográfica nos anos iniciais e na educação infantil. Discute-se a importância de se aprender Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a qual, muitas vezes, é ensinada de forma desconexa, independentemente da vida dos alunos, não utilizando, em grande parte, o aparato conceitual dessa ciência. Entendemos que o papel da Geografia nos anos iniciais deve ser o de desenvolver conhecimentos que sejam significativos para a criança conhecer o espaço em que vive e fornecer subsídios à apreensão da paisagem, ampliando a noção de espaço.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

PROFESSORA DA ÁREA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA FED/UDESC - FLORIANÓPOLIS- SC

Publicado

2015-12-20

Cómo citar

Martins, R. E. M. W. (2015). O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS. Geo UERJ, (27), 64–79. https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.11909

Número

Sección

Artigos