ANÁLISE DA QUALIDADE PAISAGÍSTICA AMBIENTAL E O TURISMO: o caso da rua Portugal em São Luís (Maranhão, Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.55820

Palavras-chave:

Centros históricos urbanos. Qualidade paisagística. Turismo. São Luís.

Resumo

Voltada à indagação sobre as influências do turismo na paisagem das cidades, tem-se como compreender a percepção dos usuários de cena quanto a qualidade ambiental e paisagística da rua Portugal em São Luís (Maranhão, Brasil), quanto às intervenções turísticas.  Baseada em estrutura múltipla de métodos, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, onde foram tratados assuntos relacionados ao turismo e à cidade, considerando suas concepções, relações e intervenções recíprocas, bem como seus processos de gestão. No âmbito da pesquisa empírica aplicou-se questionário com observadores de cena e para a interpretação dos resultados, utilizou-se parâmetros disponibilizados em diversos documentos formais de âmbito municipal, estadual, nacional e internacional. Por fim, concluindo-se que existem desvios médios entre os períodos do dia nas classificações pelos observadores de cenas sobre qualidade da paisagem da Rua Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão Universidade Estadual do Maranhão

Turismólogo pela Faculdade Atenas Maranhense (2003). Especialista em Turismo pela Universidade Católica de Brasília (2008). Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá (2006). Doutor em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2018). Professor Adjunto do Departamento de Turismo & Hotelaria na Universidade Federal do Maranhão. Professor Permanente do Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço na Universidade Estadual do Maranhão. Professor visitante da Maestría em Gerencia Turística na Universidad de San Buenaventura (Cali Colombia). Líder do grupo de pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio”.

Letícia Peret Antunes Hardt, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 1977). Especialista em Paisagismo pela Universidade de São Paulo (USP – 1980) e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – 1981). Mestre e Doutora em Engenharia Florestal (Conservação da Natureza / Paisagem Urbana) pela UFPR (1994 e 2000, respectivamente). Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU / PUCPR – desde 2003). Coordenadora do Curso de Especialização em Arquitetura da Paisagem da PUCPR (desde 2000). Professora Titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR (desde 1981). Professora Aposentada do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR (desde 2003). Líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Projeto em Espaços Urbanos e Regionais (PUCPR / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – desde 2005). Bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa (desde 2010).

Carlos Hardt, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 1977). Especialista em Coleta e Tratamento Científico de Informações pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES – 1988), em Paisagismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – 1981) e em Gestão Técnica do Meio Urbano pela PUCPR e pela Université de Technologie de Compiégne (UTC, França – 1990). Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (Metrópole) pela UFPR (2004). Pesquisador e ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU / PUCPR – desde 2003). Professor Titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR (desde 1980). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Projeto em Espaços Urbanos e Regionais (PUCPR / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – desde 2005).

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

Santos, S. R. dos, Hardt, L. P. A., & Hardt, C. (2023). ANÁLISE DA QUALIDADE PAISAGÍSTICA AMBIENTAL E O TURISMO: o caso da rua Portugal em São Luís (Maranhão, Brasil). Geo UERJ, (42), e55820. https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.55820