A FALÁCIA DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
o caso do Brasil e da Petrobras
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.87783Keywords:
transição energética; gases de efeito estufa; Brasil; PetrobrasAbstract
Busca-se analisar a falácia da noção de transição energética. Para tal, baseamo-nos no estudo da produção e consumo de energia e na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Brasil e, mais particularmente, do grupo Petrobras (Petróleo Brasileiro). Partimos da hipótese que a transição é um mito que encobre a real urgência de diminuir o aquecimento global e a saída dos processos econômicos de acumulação do capital. Enquanto não se muda radicalmente de sociedade, a transição serve de desculpa, inclusive para as petroleiras, para continuar suas atividades de ampliação da produção, da infraestrutura e da exploração do petróleo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Claudio Zanotelli, Ana Paula Félix de Carvalho Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.