UM ENCONTRO VIBRANTE
a escola, o corpo e a produção do espaço
Abstract
A última década no campo da Geografia tem sido marcada por uma forte presença do corpo em estudos e pesquisas, especialmente no que tange ao processo de produção espacial. Ao entender a escola como um espaço produzido e o corpo como um elemento constituinte da produção espacial, o argumento deste texto é que o encontro entre a escola e a Geografia ocorre por meio do corpo. Isso pressupõe uma fuga da relação primeira entre Geografia e escola por meio da lógica do ensino reduzida ao objeto epistemológico. Seguindo os rastros de uma Geografia corporificada, esse encontro representa uma dinâmica contínua de relação com a diferença, que o interpela e o constitui. Recorrendo a uma experiência compartilhada no espaço escolar como disparador para as discussões neste texto, nós realizamos um exercício de pensamento, que incorpora as experiências sensoriais do corpo. O argumento desenvolvido busca pensar a diferença como um eco, desmantelando a lógica binária que constrói a diferença como um outro diferente e, deste modo, reimaginar a produção do espaço escolar a partir da implicação e da infinitude que a espacialidade do corpo arrasta.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Victor Pereira de Sousa, Thiago Ranniery

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.