GEOGRAFIAS AFECTUOSAS E O ENFRENTAMENTO À DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77257Keywords:
Território. Des-re-territorialização. Políticas Públicas Educacionais. Distorção idade-série. Afectos.Abstract
Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado, em andamento no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo cartografado é fruto da multiplicidade de encontros, de afecções e se propõe a examinar o fenômeno da distorção idade-série no Brasil, em especial, o contexto do município de Capivari do Sul/RS. Essa escrita corresponde a parte teórica, caracterizando-se por ser bibliográfica. Escolhemos o território como categoria geográfica e os conceitos de travessias e des-re-territorialização para realizar as análises e discussões que surgem da investigação. No entanto, a pesquisa se conecta a outros campos de conhecimento, como a Educação, a Filosofia e a Ecologia. Embora a investigação faça parte de um contexto amplo de estudo e diversas questões relevantes dela emergem, neste texto optamos por discutir a potencialidade de criação de políticas públicas educacionais, em microescalas, junto ao projeto Trajetórias Criativas e, com isso, estando à margem de sistemas de ensino que (re)produzem a distorção idade-série. Refletimos, também, sobre o fazer com para (re)agir à lógica neoliberal que se infiltra nos territórios escolares. Assim, entre flertes e escapes, não se banaliza essa perspectiva perversa que ronda a educação, mas joga-se com ela para freá-la, já que não é possível pará-la por completo, como se fosse possível estar dentro e fora da racionalidade neoliberal, em um enigma paradoxal.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Lilian Barcella Agliardi, Ligia Beatriz Goulart

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.