O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.74649Keywords:
Geoeducação. Caderno Didático. Geoparque Quarta Colônia.Abstract
No Brasil, os livros didáticos são distribuídos gratuitamente pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). No entanto, esses livros possuem um caráter comercial na escala do país, trazendo exemplificações de escala nacional e internacional. Não obstante, as teorias pedagógicas mais atuais afirmam que o discente se sente mais motivado em sala de aula quando faz ligações entre o conteúdo programático e seu cotidiano, além de aprender sobre o que lhe rodeia sentindo-se parte desse território, buscando conservá-lo. Atualmente há um déficit de materiais didáticos que cumpram esse papel, sendo necessário produzi-los. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a construção de dois cadernos didáticos (um de conteúdos e outro de atividades) acerca do território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, a fim de colaborar nas práticas e metodologias de ensino desenvolvidas nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental, oferecendo auxílio à qualificação do conhecimento em educação patrimonial nas escolas do território. Metodologicamente foi utilizada a abordagem qualitativa-exploratória, sendo realizadas pesquisas bibliográficas e documentais que foram orientadas por reuniões semanais. Os resultados alcançados referentes aos produtos finais foram satisfatórios, sendo estruturalmente organizados em 5 unidades que apresentam, respectivamente, a caracterização geral/política do território, os municípios e elementos heráldicos de cada um, o relevo, a hidrografia e a paisagem. Por fim, cabe dizer que o material está em processo de revisão e em breve será fornecido, ao menos de maneira virtual, para as escolas que compõem o território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.