ABORDAGEM DE NOMES GEOGRÁFICOS COMO FÓSSEIS LINGUÍSTICOS DE NOMES DE LOGRADOUROS NO CENTRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.73527Keywords:
fóssil linguístico, topônimos, nomes geográficos, arqueologia urbanaAbstract
A nominação de lugares acompanha a atividade humana desde tempos imemoriais. A nomeação de seres humanos e dos lugares permite sua individualização e consequente identificação unívoca, constituindo um plano fundamental do processo de desenvolvimento da sociedade atual, o estudo e conhecimento das cidades. O crescimento exponencial dos centros urbanos torna indispensável uma reflexão sobre o seu passado e evolução presente, bem como a compreensão aprofundada sobre os elementos dinâmicos que podem assegurar a sua continuidade futura. Partindo-se do conceito de fóssil linguístico, esse estudo teve como objetivo avaliar a evolução de alguns topônimos pertencentes a um recorte territorial do centro da cidade do Rio de Janeiro, bem como as modificações de denominação da geonímia ao longo da linha do tempo. A metodologia envolveu: 1) pesquisa em documentos históricos de nomes geográficos de logradouros; 2) definição do recorte temporal; 3) levantamento de amostra de endereços; e 4) levantamento cartográfico dos endereços antigos; 5) levantamento da legislação pertinente. Os resultados mostraram que as ruas passaram por importantes alterações ou permanências de nomes geográficos, sendo as escolhas representativas da mentalidade dos ocupantes, demonstrando a real possibilidade da utilização de nomes geográficos como verdadeiros fósseis linguísticos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Talita da Silva Cordeiro Rios, Cláudio João Barreto dos Santos, Sonia Maria Lima da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.