EU ESTAVA AQUI O TEMPO TODO E SÓ VOCÊ NÃO VIU
a geomorfologia no Minecraft como recurso no ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.73065Keywords:
Jogos, Relevo, pensamento espacial, aluno-protagonistaAbstract
O artigo versa sobre o uso de jogos eletrônicos como ferramenta para o ensino de geografia física, como disciplinas de Geomorfologia. Assim, os objetivos foram: 1) Discutir a utilização de jogos comerciais no processo de ensino-aprendizagem e sua importância no ensino de Geografia e Geografia Física; 2) Caracterizar o potencial do Minecraft como recurso metodológico; 3) Elaborar uma proposta didática associando o uso do Minecraft com conceitos de Geomorfologia, a partir do sexto ano do Ensino Fundamental vinculado às competências e habilidades da BNCC. Para tanto, a metodologia consistiu em um levantamento e revisão de literatura sobre os temas de Geografia Escolar, Geografia de jogos e Ensino de Geografia Física, o uso da matriz FOFA/SWOT para caracterizar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades do Minecraft como ferramenta educacional. Como resultado, destaca-se que os jogos são ferramentas que podem desenvolver alunos-jogadores e alunos-protagonistas no ensino, além de proporcionar ludicidade a temas mais difíceis. Outra questão observada é a possível dificuldade de alunos e professores em relação ao uso das tecnologias. E o professor faz parte do processo, sendo tanto o idealizador e quem contextualiza a proposta para a escola, quanto um mediador no processo de ensino-aprendizagem. O Minecraft como recurso voltado para a Geografia é uma ferramenta preciosa, com possibilidades que não se limitam ao conteúdo do sexto ano, ou temas voltados à geomorfologia, porém deve estar associado à parte teórica da aula e ao cotidiano.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 ARMANDO BRITO DA FROTA FILHO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.