O DIREITO À CIDADE E A DIGNIDADE DA PESSOA IDOSA NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA: o caso do Residencial Vila dos Pescadores, em Maceió/AL
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.57038Keywords:
direito à cidade e à moradia digna, envelhecimento populacional, habitação de interesse social, Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), Residencial Vila dos PescadoresAbstract
A população idosa cresce de forma acentuada e, decorrente desta condição, surgem questões relativas ao habitar que devem ser tratadas, no sentido de promover a capacidade funcional e fortalecer a dignidade desta população. Esta pesquisa, estuda as necessidades habitacionais do idoso de baixa renda e sua inserção urbana, de modo a contribuir para o debate sobre o planejamento urbano inclusivo. Questiona-se como a atual dinâmica da política habitacional brasileira e em especial, o PMCMV, impacta a vida das pessoas idosas de baixa renda, considerando o conceito de moradia digna, habitação de interesse social, direito à cidade e as condições de inserção urbana oferecidas pela nova moradia. Para tal, utiliza-se do caso do Residencial Vila dos Pescadores, em Maceió/AL, destinado a famílias de baixa renda, a partir da coleta de dados por observação simples e entrevistas semiestruturadas, com os moradores idosos do conjunto. A pesquisa é de caráter exploratório e realizada sob abordagem qualitativa. Ao final, pretende-se que o debate levantado a partir do caso apresentado, contribua para a definição dos critérios de qualidade da habitação de interesse social, provida à população idosa de baixa renda, indicando caminhos para que a política habitacional e urbana leve em conta, e de modo coerente, o envelhecimento populacional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.