POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA ÀS CIDADES PORTUGUESAS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.88095Palavras-chave:
políticas públicas; cidades; redes técnicas; infraestruturas urbanas; abastecimento de água.Resumo
Os serviços de abastecimento de água e saneamento, elementos essenciais das redes técnicas associadas à modernização das cidades, integraram a revolução sanitária e surgiram em resposta às críticas dos residentes e dos especialistas em medicina e higiene pública. Num período de crescimento populacional inédito em cidades a insalubridade urbana tornava-se um problema para os poderes públicos, que procuraram criar as condições legais e institucionais para a construção e gestão das novas infraestruturas. Essas mesmas autoridades, diretamente ou através da municipalização, assumiram a responsabilidade em relação às infraestruturas. Em Portugal, embora a adoção de novas soluções técnicas e tecnológicas para a insalubridade urbana fosse um tema em debate desde o século XIX, somente no século seguinte foi enfrentado. O propósito deste estudo é analisar a implementação das modernas infraestruturas de abastecimento de água em Portugal na primeira metade do século XX, com ênfase nas soluções para a construção e gestão das redes de captação, adução e abastecimento e nas medidas de políticas públicas associadas ao processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Ana Bernardo, Ana Cardoso de Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.