A FALÁCIA DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
o caso do Brasil e da Petrobras
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.87783Palavras-chave:
transição energética; gases de efeito estufa; Brasil; PetrobrasResumo
Busca-se analisar a falácia da noção de transição energética. Para tal, baseamo-nos no estudo da produção e consumo de energia e na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Brasil e, mais particularmente, do grupo Petrobras (Petróleo Brasileiro). Partimos da hipótese que a transição é um mito que encobre a real urgência de diminuir o aquecimento global e a saída dos processos econômicos de acumulação do capital. Enquanto não se muda radicalmente de sociedade, a transição serve de desculpa, inclusive para as petroleiras, para continuar suas atividades de ampliação da produção, da infraestrutura e da exploração do petróleo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claudio Zanotelli, Ana Paula Félix de Carvalho Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.