OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

interfaces Red Latinoamericana de Recicladores e Universidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.86276

Palavras-chave:

mudanças climáticas; resíduos sólidos urbanos; Universidade de São Paulo; red Latinoamericana de recicladores; RED LACRE.

Resumo

A pesquisa destaca a importância de análises sobre gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos – RSU– em universidades. O objetivo do estudo é apresentar as correlações existentes entre a Universidade de São Paulo–USP, campi e unidades do município de São Paulo, com a Red Latino-americana de RecicladoresRED LACRE para mitigação de gases de efeito estufa no tocante ao tema de mudanças climáticas na dimensão da geração de RSU. A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica exploratória. Como resultados se revelam: i.) a importância da coleta seletiva de lixo para estabelecimento de relações entre universidades e catadores de materiais recicláveis; ii.) a prática de pesquisa, ensino e extensão para o tema; iii.) o fortalecimento de políticas públicas e movimentos sociais com a participação da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

Ziglio, L., & Tercio Ambrizzi , T. A. (2024). OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: interfaces Red Latinoamericana de Recicladores e Universidade de São Paulo . Geo UERJ, 46. https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.86276