PREÇO DA MORADIA E DA FORÇA DE TRABALHO
fundamentos para a investigação do problema da moradia
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.83290Palavras-chave:
política urbana; propriedade; produção do espaço; renda da terra; urbanização.Resumo
Dentre os problemas urbanos o da moradia é central e manifesta-se das mais variadas formas, seja por meio da crescente espoliação do trabalhador, que cada vez precisa de mais anos de trabalho para ter acesso a esse bem, seja por intermédio das soluções domésticas de construir o próprio abrigo nas áreas periféricas das cidades e até mesmo pelo aumento dos moradores em situação de rua, principalmente nos grandes centros. Contudo, é muito comum os pesquisadores relacionarem o agravamento dessas situações a problemas conjunturais. Neste artigo, pretende-se demonstrar que não se trata de um problema conjuntural, mas estrutural e que precisa ser discutido. Nesse sentido, para mostrar que o distanciamento entre o salário do trabalhador e o preço da moradia e as demais manifestações do problema são insolúveis por meio das alternativas de mercado, o caminho utilizado foi o de discutir a formação do preço do trabalho e da moradia. Para isso, foram utilizadas as referências categoriais, tomadas de Marx, força de trabalho e duplo monopólio da terra nos terrenos destinados à construção, bem como as contribuições de Lefebvre, Harvey e Lautier e Torjada para tratar de uma questão estrutural do capitalismo que tem cada vez mais agravado os problemas urbanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Teixeira de Campos Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.