PARA UMA CRÍTICA DO ALUGUEL:
valor e preço nas avaliações de ativos imobiliários
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.83211Palavras-chave:
aluguel; empreendimento imobiliário; financeirização; assetização; avaliação imobiliáriaResumo
Buscamos analisar o aluguel como forma específica de circulação do valor de empreendimentos imobiliários para investimento. Situamos os investimentos baseados na receita operacional de locações de imóveis como uma manifestação das articulações crescentemente orgânicas entre o mercado imobiliário e os mercados de capitalização de renda. Para nos ajudar nessa leitura, apresentamos teses sobre o “capitalismo assetizado”, um conjunto de estudos que destaca a relevância do movimento específico do aluguel como “exploração financeira” de ativos. Depois, cotejamos, à luz da crítica da economia política, os métodos de avaliação imobiliária empregados por distintos agentes do setor. Defendemos que ocorre um processo contraditório, de cisão mais aberta mas, ao mesmo tempo, de subordinação mais acirrada do valor de uso da mercadoria-imóvel ao direito à renda capitalizada da sua propriedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolina Alvim de Oliveira Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.