CLIMATOLOGICAL CHARACTERIZATION OF EXTREME PRECIPITATION INDICES IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO, BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.81270

Palavras-chave:

climatology, precipitation, climate extremes, extreme precipitation indices, Rio de Janeiro

Resumo

É essencial conhecer as principais características climatológicas associadas à precipitação extrema em uma região para a gestão de riscos e tomada de decisões. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar o comportamento temporal e a distribuição espacial dos extremos de chuva na cidade do Rio de Janeiro entre outubro e abril (período chuvoso) nos últimos anos (1997 a 2021). Dados diários de precipitação de 28 estações pluviométricas do Sistema Alerta Rio são utilizados para calcular 6 (seis) indicadores de extremos climáticos relacionados à frequência e intensidade da precipitação. Quanto às principais características associadas aos acumulados pluviométricos, observa-se que os maiores valores estão no entorno dos maciços e em pontos do litoral. Os totais médios de precipitação entre outubro e abril a barlavento dos maciços atingem 1000-1100 mm, em comparação com 800-900 mm no interior. A proximidade do oceano faz com que a frequência de dias com precipitação superior a 30 mm seja maior no litoral. A topografia local influencia nos maiores volumes de chuva em 1 dia e em 5 dias consecutivos. Cada localidade municipal é impactada diferentemente por precipitações severas, logo tais limites devem ser estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Abreu Jorge Justo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leonardo Abreu Jorge Justo é graduado e mestre em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência nas áreas de Monitoramento Ambiental e Previsão do Tempo, com ênfase em Qualidade do Ar, Sensoriamento Remoto, Microfísica das Nuvens e desenvolvimento de plataformas inteligentes por meio do uso de linguagem de programação, com o objetivo de otimizar e operacionalizar diversos serviços com aplicação em meteorologia e qualidade do ar. Atualmente é doutorando pela mesma universidade na área de Modelagem Numérica de Tempo com aplicação em Inteligência Artificial, empregando técnicas de "Post-Processing" e aprendizado supervisionado.

Wanderson Luiz-Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Wanderson Luiz Silva é Meteorologista, Mestre em Meteorologia e Doutor em Engenharia Civil (Área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professor Adjunto, Pesquisador e Chefe do Departamento de Meteorologia da UFRJ e Coordenador do Laboratório de Previsão de Curtíssimo Prazo e Eventos Extremos. É também Pesquisador de Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no Departamento de Geografia Física. Atua também como Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Meteorologia da UFRJ e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Conselheiro Regional Suplente para a categoria de Agronomia do CREA-RJ. Foi Profissional Pesquisador no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) entre 2014 e 2021. Atuou como Vice-Diretor Administrativo do Núcleo Regional do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Meteorologia entre 2017 e 2019, como Professor Substituto de Meteorologia, Climatologia e Métodos Estatísticos na UFRJ entre 2013 e 2014, como Meteorologista Operacional na Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro entre 2012 e 2013 e como Estagiário em Furnas entre 2011 e 2012. Vem apresentando progressiva experiência em aulas, bancas examinadoras, entrevistas, minicursos, orientações, palestras, projetos de pesquisa e publicação e revisão de artigos na área de Meteorologia, com ênfase em previsão de tempo, clima e previsão climática, mudanças climáticas, hidrometeorologia, meteorologia aeronáutica, desastres naturais e geração de energia elétrica. Mantém contato permanente com instituições como UFRJ, UERJ, UFF e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para pesquisa e desenvolvimento.

Fabricio Polifke da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto no Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Laboratório de Previsão de Curtíssimo Prazo e Eventos Extremos (LACPEX). Tem experiência nas áreas de Meteorologia operacional, Nowcasting e Aprendizado de Máquina com ênfase à criação de ferramentas que caracterizem as condições atmosféricas favoráveis ao desenvolvimento da Precipitação, assim como Eventos Meteorológicos Extremos e Desastres Naturais. Entre os temas abordados nas linhas de pesquisa desenvolvidas, destacam-se: Inteligência Artificial aplicada à Modelagem Numérica da Precipitação, assim como a sua estimativa através de Radares Meteorológicos, Nowcasting, Detecção e Previsão de Chuvas Itensas e Extremas, Hidrometeorologia com foco à Previsão de Transbordamento de Rios, Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais. Apresenta também experiência profissional como Meteorologista responsável pela geração de Boletins Meteorológicos e Hidrometeorológicos, previsão e monitoramento de Sistemas Sinóticos e Tempestades, Chuvas e Cheias dos rios do Estado do Rio de Janeiro e Consultor em Meteorologia Operacional no Centro de Operações e Resiliência (COR RIO) da Cidade do Rio de Janeiro.

José Ricardo de Almeida França, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e graduação C4 Geophysique Externe - Université Blaise Pascal (1989), mestrado em Physique Du Cycle de Leau Atmosphérique - Université Blaise Pascal (1990) e doutorado em Physique Et Chimie de Lenvironnement - Université Paul Sabatier (1994). Pós-Doutorado em Meteorologia Espacial junto ao Projeto da EUMETSAT LANDSAF no Instituto de Meteorologia de Portugal (2002/2003). Ingressou em 1994 na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Já ocupou diferentes cargos de chefia e coordenação no Departamento de Meteorologia do Instituto de Geociências. Ocupou o cargo de Diretor Adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto de Geociências (2007-2010). Atualmente é Coordenador do Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN-UFRJ) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia - PPGM-UFRJ. É avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Consultor Ad-Hoc da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, Meteorologia e Climatologia.

Wallace Figueiredo Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1992), doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo(1998) e curso-tecnico-profissionalizante em Meteorologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca(1986). Atualmente é da Bolsista/Pesquisador Sem Vínculo e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Mesoescala, Modelagem, Tempestade, previsão.

Referências

ABELHEIRA, M. A.; GOMES, O. S.; AGUIAR, I. S.; DA SILVA FILHO, S.G.R.;. Sirenes de alarme para deslizamentos de encostas. Revista Mosaicos: Estudos em Governança, Sustentabilidade e Inovação, v. 1, n. 1, p. 49-64, 2019.

ALEXANDER, L.V.; ZHANG, X., PETERSON, T.C.; CAESAR, J.; GLEASON, B.; KLEIN TANK; A.M.G.; HAYLOCK, M.; COLLINS, D.; TREWIN, B.; RAHIMZADEH, F.; TAGIPOUR, A.; KUMAR, K. R.; REVADEKAR, J.; GRIFFITHS, G.; VINCENT, L.; STEPHENSON, D. B.; BURN, J.; AGUILAR, E.; BRUNET, M.; TAYLOR, M.; NEW, M.; ZHAI, P.; RUSTICUCCI, M.;VAZQUEZ‐AGUIRRE, J. L. Global observed changes in daily climate extremes of temperature and precipitation. Journal of Geophysical Research: Atmospheres, v. 111, n. D5, 2006.

ALLAN, R.P.; HAWKINS, E.; BELLOUIN, N.; COLLINS, B. IPCC, 2021: Summary for Policymakers; Cambridge University Press: Cambridge, UK, 2021.

ALVARES, Clayton Alcarde et al. Köppen’s climate classification map for Brazil. Meteorologische Zeitschrift, v. 22, n. 6, p. 711-728, 2013.

ARMOND, N.B.: SANT’ANNA NETO, J. L. The urban climate system and the impacts of flooding on Rio de Janeiro, Brazil. Urban Climates in Latin America, p. 259-280, 2019.

ARMOND, N. B.; NETO, J. L. S. A. Entre eventos e episódios: ritmo climático e excepcionalidade para uma abordagem geográfica do clima no município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Climatologia, 20, 2017

AVILA-DIAZ, A.; BENEZOLI, V.; JUSTINO, F.; TORRES, R.; WILSON, A. Assessing current and future trends of climate extremes across Brazil based on reanalyzes and earth system model projections. Climate Dynamics, v. 55, n. 5, p. 1403-1426, 2020.

CHOU, S.C.; LYRA, A.; MOURÃO, C.; DERECZYNSKI, C.; PILOTTO, I.; GOMES, J.; BUSTAMANTE, J.; TAVARES, P.; SILVA, A.; RODRIGUES, D.; CAMPOS, D.; CHAGAS, D.; SUEIRO, G.; SIQUEIRA, G.; MARENGO, J. Assessment of climate change over South America under RCP 4.5 and 8.5 downscaling scenarios. American Journal of Climate Change, v. 3, n. 5, p. 512, 2019.

COELHO, F. G.; MÔNICA DE AQUINO, G.; DA HORA, A. F. The storms in Rio de Janeiro City in April 2010. Engevista,13,1, 2010.

DATA, Climate. Guidelines on analysis of extremes in a changing climate in support of informed decisions for adaptation. World Meteorological Organization, v. 1500, p. 72, 2009.

DATA.RIO - Portal de Dados Abertos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Acesso em 12/05/2024. https://www.data.rio/pages/rio-em-sntese

DERECZYNSKI, C. P.; CALADO, R. N.; DE BARROS, A. B.. Chuvas extremas no Município do Rio de Janeiro: Histórico a partir do Século XIX. Anuário do Instituto de Geociências, v. 40, n. 2, p. 17-30, 2017.

DE MEIRELES, V. H. P.; ALMEIDA FRANÇA, J. R.; PERES, L. F. Um estudo do fenômeno da Ilha de Calor urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ, v. 37, n. 2, p. 180-194, 2014.

DERECZYNSKI, C.P.; DE OLIVEIRA J.S.; MACHADO C.O. Climatologia da precipitação no município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Meteorologia, 24, 24–38, 2009.

DERECZYNSKI, C.P.; LUIZ SILVA, W.; MARENGO, J.A Detection and Projections of Climate Change in Rio de Janeiro, Brazil. American Journal of Climate Change, 2, 25-33, 2013.

DOS SANTOS, C. A.; NEALE, C. M.; RAO, T. V.; DA SILVA, B. B. Trends in indices for extremes in daily temperature and precipitation over Utah, USA. International Journal of Climatology, 31(12), 1813-1822, 2011.

EASTERLING, D.R.; MEEHL; G.A.; PARMESAN, C.; CHANGNON, S.A.; KARL, T. R.; MEARNS, L.O. Climate extremes: observations, modeling, and impacts. Science, v. 289, n. 5487, p. 2068-2074, 2000.

ESCOBAR, G. C. J.; REBOITA, M. S. Relationship between daily atmospheric circulation patterns and South Atlantic Convergence Zone (SACZ) events. Atmósfera, [S.L.], 1-41, 26 out. 2020.

FRICH, P. A. L. V., ALEXANDER, L. V., DELLA-MARTA, P., GLEASON, B., HAYLOCK, M., TANK, A. K., & PETERSON, T. Observed coherent changes in climatic extremes during the second half of the twentieth century. Climate Research, v. 19, n. 3, p. 193-212, 2002.

GIORGI, F.; COPPOLA, E.; RAFFAELE, F. A consistent picture of the hydroclimatic response to global warming from multiple indices: Models and observations. Journal of Geophysical Research: Atmosphere, v. 119, n. 20, p. 11,695-11,708, 2014.

KARL, T.; NICHOLLS, N.; GREGORY, J. The Coming Climate. Scientific American, v. 276, n. 5, p. 78–83, 1997.

KEGGENHOFF, I.; Elizbarashvili, M.; Amiri-Farahani, A.; King, L. Trends in daily temperature and precipitation extremes over Georgia, 1971–2010. Weather and climate extremes, 4, 75-85, 2014.

LIMA, S. S.; ARMOND, N. B. Chuvas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: caracterização, eventos extremos e tendências. Sociedade & Natureza, 34, 2022.

LIRA, C. B. DE M.; CATALDI, M. Evaluation of the Ensemble of Physical Parameterizations of the MM5 Model In The Event Of Intense Rainfall Occurred Between The 5th and the 6th of April of 2010 In The Rio de Janeiro City. Ciência e Natura, v. 38, n. 1, p. 341–353, 2016.

LUIZ SILVA, W.; DERECZYNSKI, C.P.; CHOU, S.C.; CAVALCANTI, I.F.A. Future changes in temperature and precipitation extremes in the state of Rio de Janeiro (Brazil). American Journal of Climate Change, v. 3, n. 4, p. 353-365, 2014.

LUIZ-SILVA, W., OSCAR-JÚNIOR, A.C. Climate extremes related with rainfall in the State of Rio de Janeiro, Brazil: a review of climatological characteristics and recorded trends. Natural Hazards, v. 114, p. 713–732, 2022.

LUIZ-SILVA, W.L; DERECZYNSKI, C.P. Caracterização Climatológica e Tendências Observadas em Extremos Climáticos no Estado do Rio de Janeiro. Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ, v. 37, n. 2, p. 123-138, 2014.

LYRA, A; TAVARES, P.; CHOU, S.C.; SUEIRO, G.; DERECZYNSKI, C.; SONDERMANN, M.; SILVA, A.; MARENGO, J.; GIAROLLA, A. Climate change projections over three metropolitan regions in Southeast Brazil using the non-hydrostatic Eta regional climate model at 5-km resolution. Theoretical and Applied Climatology v. 132, n. 1-2, p. 663-682, 2018.

MARENGO, J.A.; JONES, R.; ALVES, L.M.; VALVERDE, M.C. Future change of temperature and precipitation extremes in South America as derived from the PRECIS regional climate modeling system. International Journal of Climatology, v. 29, n. 15, p. 2241-2255, 2009.

MEEHL, G. A., KARL, T., EASTERLING, D. R., CHANGNON, S., PIELKE JR, R., CHANGNON, D., EVANS, J.; GROISMAN, P.; KNUTSON, T.; KUNKEL, K.; MEARNS, L.; PARMESAN, C.; PULWARTY, R.; ROOT, T.; SYLVES, R.; WHETTON, P.; ZWIERS, F. An introduction to trends in extreme weather and climate events: observations, socioeconomic impacts, terrestrial ecological impacts, and model projections. Bulletin of the American Meteorological Society, v. 81,n. 3, p. 413-416, 2000.

MULLER, C.J.; O'GORMAN, P.A.; BACK, L.E. Intensification of precipitation extremes with warming in a cloud-resolving model. Journal of Climate, v. 24, n. 11, p. 2784-2800, 2011.

OLIVEIRA, P.T.; SANTOS E SILVA, C. M.; LIMA, K. C.. Climatology and trend analysis of extreme precipitation in subregions of Northeast Brazil. Theoretical and Applied Climatology, v. 130, p. 77-90, 2017.

PETERSON, T. C.; FOLLAND, C.; GRUZA, G.; HOGG, W.; MOKSSIT, A.; PLUMMER, N. Report on the activities of the working group on climate change detection and related rapporteurs. Geneva: World Meteorological Organization, 2001.

REBELLO, E.R. G.; CARVALHO, B. E. F. C.;COSTA, J. A. V., FREITAS, M.A.S.; CAVALCANTE, O.A. Diagnóstico, Monitoramento e Prognóstico das Chuvas Intensas no Rio de Janeiro no período de 06 a 09 de Abril de 2010. Anais do Congresso Brasileiro Desastres Naturais, 2012.

SICILIANO, W.C.; BASTOS G.P.; OLIVEIRA I.T.; SILVA G.N.; OBRACZKA M.; OHNUMA J.R.; OHNUMA A.A. Variabilidade espacial e temporal da precipitação pluvial no município do Rio de Janeiro. Revista Internacional de Ciências, 8(2), 221–233, 2018.

SILVA, F.P.; DA SILVA, A.S; DA SILVA, M.G.A.J. Extreme rainfall events in the Rio de Janeiro city (Brazil): description and a numerical sensitivity case study. Meteorology and Atmospheric Physics, v. 134, n. 77, 2022.

SILVA, J. R.; SANTOS, M. F.; PEREIRA, A. B. Impactos da urbanização no entorno do Maciço da Tijuca: uma análise integrada. Revista de Geografia Urbana, 10(2), 45-60, 2020.

REGOTO P.; DERECZYNSKI C.; CHOU S.C.; BAZZANELA AC. Observed changes in air temperature and precipitation extremes over Brazil. International Journal of Climatology, 41(11): p. 5125-5142, 2021.

VINCENT, L. A.; PETERSON, T. C.; BARROS, V. R.; MARINO, M. B.; RUSTICUCCI; M.; CARRASCO; G.; RAMIREZ; E.; ALVES; L. M.; AMBRIZZI; T.; BERLATO; M. A.; GRIMM; A. M.; MARENGO; J. A.; MOLION; L.; MONCUNILL; D. F.; REBELLO; E.; ANUNCIAÇÃO; Y. M. T.; QUINTANA; J.; SANTOS; J. L.; BAEZ; J.,… KAROLY, D. Observed trends in indices of daily temperature extremes in South America 1960–2000. Journal of climate, v. 18, n. 23, p. 5011-5023, 2005.

WANDERSON LUIZ-SILVA, MARIA ELVIRA PIÑEIRO MACEIRA, OTTO CORRÊA ROTUNNO FILHO; SIN CHAN CHOU. On the Observations and Environmental Modeling in Xingó Hydropower Plant - Northeast Brazil: Present and Future Hydroclimatic Features. Environmental Modeling & Assessment, n. 27:1, p. 13-28, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Hermsdorff Vellozo de Freitas, J., Abreu Jorge Justo, L., Luiz-Silva, W., Polifke da Silva, F., Ricardo de Almeida França, J., & Figueiredo Menezes, W. (2024). CLIMATOLOGICAL CHARACTERIZATION OF EXTREME PRECIPITATION INDICES IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO, BRAZIL. Geo UERJ, (45). https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.81270