O CINEMA DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Potencialidades para além da reprodução do “real”
Resumo
A partir de dados obtidos em pesquisa realizada pela Rede Internacional de Pesquisa “Imagens Geografias e Educação”, constatamos que o cinema de animação é pouco utilizado para se trabalhar conteúdos/temas da Geografia. A presença reduzida das animações em sala de aula pode ser explicada por uma prática assentada na concepção instrumental e ilustrativa do cinema que prioriza a representação da realidade dos conteúdos, ou seja, uma certa verossimilhança entre os filmes e o real. Em vista disso, buscou-se, neste trabalho, discutir as potencialidades do cinema de animação a partir do filme “O Menino e o Mundo”. Destacamos algumas imagens/momentos do filme para demonstrar que uma das potencialidades do cinema de animação no ensino de Geografia pode estar justamente em sua capacidade de produzir formas e estéticas que não buscam necessariamente a reprodução do real. Assim, concluímos que o próprio afastamento do cinema de animação em relação à “realidade fotográfica” pode se apresentar como potencialidade na discussão de temas e questões geográficas.
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Copyright (c) 2023 Anderson Luiz Rodrigues de Oliveira , Flaviana Gasparotti Nunes

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