O CINEMA DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Potencialidades para além da reprodução do “real”

Autores

  • Anderson Luiz Rodrigues de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Flaviana Gasparotti Nunes Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

A partir de dados obtidos em pesquisa realizada pela Rede Internacional de Pesquisa “Imagens Geografias e Educação”, constatamos que o cinema de animação é pouco utilizado para se trabalhar conteúdos/temas da Geografia. A presença reduzida das animações em sala de aula pode ser explicada por uma prática assentada na concepção instrumental e ilustrativa do cinema que prioriza a representação da realidade dos conteúdos, ou seja, uma certa verossimilhança entre os filmes e o real. Em vista disso, buscou-se, neste trabalho, discutir as potencialidades do cinema de animação a partir do filme “O Menino e o Mundo”. Destacamos algumas imagens/momentos do filme para demonstrar que uma das potencialidades do cinema de animação no ensino de Geografia pode estar justamente em sua capacidade de produzir formas e estéticas que não buscam necessariamente a reprodução do real. Assim, concluímos que o próprio afastamento do cinema de animação em relação à “realidade fotográfica” pode se apresentar como potencialidade na discussão de temas e questões geográficas.

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Biografia do Autor

Anderson Luiz Rodrigues de Oliveira , Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bolsista CAPES. m

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Rodrigues de Oliveira , A. L., & Nunes, F. G. (2023). O CINEMA DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Potencialidades para além da reprodução do “real”. Geo UERJ, (43). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/80765

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia