CONFESSO QUE APRENDI

narrativas de formação em Geografia

Autores

Resumo

Este texto é um recorte da pesquisa “Pibid, Residência Pedagógica e ensino de Geografia: narrativas de aprendizagens da docência”, vinculada à pesquisa-âncora “Geo(grafias) em múltiplos contextos territoriais: identidades, memórias e narrativas.” A referida investigação intencionou, a partir da análise e interpretação de narrativas de licenciandos em Geografia, bolsistas de iniciação à docência e de residência pedagógica, compreender como as situações formativas no âmbito dos subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa Residência Pedagógica, desenvolvidos na Universidade do Estado da Bahia, campus XI, potencializaram a aprendizagem da docência em Geografia, no devir da formação inicial. Trata-se de uma pesquisa narrativa, cujas fontes foram as narrativas escritas (memoriais) e orais (entrevistas narrativas). As narrativas que compõem a escrita deste texto versam sobre o inventário das experiências vividas no devir das ações do subprojeto “Formação Docente, Geografia Escolar e Educação Geográfica: Residência Pedagógica no Território do Sisal”, cujo objetivo primordial foi qualificar a formação inicial do professor de Geografia por meio de proposições didático-pedagógicas ancoradas nas diversas linguagens e nas Tecnologias de Informação e de Comunicação. As narrativas versam sobre os desafios da docência no contexto pandêmico e revelam aprendizagens significativas ao descrever as atividades planejadas e adaptadas mediante a imposição do distanciamento social, do fechamento das escolas e da adoção do(a) ensino/formação remoto(a) emergencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Reis, UNICAMP

Professor Livre Docente (Professor Associado I) na área de Geografia pelo Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UNICAMP. É o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia e foi Chefe do Departamento de Geografia (DGEO) por dois mandatos no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - 2007, e Doutor em Geografia também pela UNICAMP (2011). Conclui Estágio de Pós-Doutorado na UNICAMP (março/2015). Foi professor Adjunto do Departamento de Geografia de Campos (GRC) da Universidade Federal Fluminense entre março/2010 e agosto/2015, atuando como professor da área de Geografia Física nos cursos de graduação e mestrado em Geografia. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Análise Geossistêmica da Paisagem, Vulnerabilidade, Suscetibilidade, Exposição e Resiliência às inundações; Gestão de Bacias Hidrográficas com ênfase na conservação da água, solo e cobertura vegetal.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Portugal, J., & Reis Amorim , R. (2023). CONFESSO QUE APRENDI: narrativas de formação em Geografia . Geo UERJ, (43). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/80763

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia