CONFESSO QUE APRENDI
narrativas de formação em Geografia
Resumo
Este texto é um recorte da pesquisa “Pibid, Residência Pedagógica e ensino de Geografia: narrativas de aprendizagens da docência”, vinculada à pesquisa-âncora “Geo(grafias) em múltiplos contextos territoriais: identidades, memórias e narrativas.” A referida investigação intencionou, a partir da análise e interpretação de narrativas de licenciandos em Geografia, bolsistas de iniciação à docência e de residência pedagógica, compreender como as situações formativas no âmbito dos subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa Residência Pedagógica, desenvolvidos na Universidade do Estado da Bahia, campus XI, potencializaram a aprendizagem da docência em Geografia, no devir da formação inicial. Trata-se de uma pesquisa narrativa, cujas fontes foram as narrativas escritas (memoriais) e orais (entrevistas narrativas). As narrativas que compõem a escrita deste texto versam sobre o inventário das experiências vividas no devir das ações do subprojeto “Formação Docente, Geografia Escolar e Educação Geográfica: Residência Pedagógica no Território do Sisal”, cujo objetivo primordial foi qualificar a formação inicial do professor de Geografia por meio de proposições didático-pedagógicas ancoradas nas diversas linguagens e nas Tecnologias de Informação e de Comunicação. As narrativas versam sobre os desafios da docência no contexto pandêmico e revelam aprendizagens significativas ao descrever as atividades planejadas e adaptadas mediante a imposição do distanciamento social, do fechamento das escolas e da adoção do(a) ensino/formação remoto(a) emergencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jussara Portugal, Raul Reis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.