UM ENCONTRO VIBRANTE
a escola, o corpo e a produção do espaço
Resumen
A última década no campo da Geografia tem sido marcada por uma forte presença do corpo em estudos e pesquisas, especialmente no que tange ao processo de produção espacial. Ao entender a escola como um espaço produzido e o corpo como um elemento constituinte da produção espacial, o argumento deste texto é que o encontro entre a escola e a Geografia ocorre por meio do corpo. Isso pressupõe uma fuga da relação primeira entre Geografia e escola por meio da lógica do ensino reduzida ao objeto epistemológico. Seguindo os rastros de uma Geografia corporificada, esse encontro representa uma dinâmica contínua de relação com a diferença, que o interpela e o constitui. Recorrendo a uma experiência compartilhada no espaço escolar como disparador para as discussões neste texto, nós realizamos um exercício de pensamento, que incorpora as experiências sensoriais do corpo. O argumento desenvolvido busca pensar a diferença como um eco, desmantelando a lógica binária que constrói a diferença como um outro diferente e, deste modo, reimaginar a produção do espaço escolar a partir da implicação e da infinitude que a espacialidade do corpo arrasta.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Victor Pereira de Sousa, Thiago Ranniery

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.