UM ENCONTRO VIBRANTE

a escola, o corpo e a produção do espaço

Autores

Resumo

A última década no campo da Geografia tem sido marcada por uma forte presença do corpo em estudos e pesquisas, especialmente no que tange ao processo de produção espacial. Ao entender a escola como um espaço produzido e o corpo como um elemento constituinte da produção espacial, o argumento deste texto é que o encontro entre a escola e a Geografia ocorre por meio do corpo. Isso pressupõe uma fuga da relação primeira entre Geografia e escola por meio da lógica do ensino reduzida ao objeto epistemológico. Seguindo os rastros de uma Geografia corporificada, esse encontro representa uma dinâmica contínua de relação com a diferença, que o interpela e o constitui. Recorrendo a uma experiência compartilhada no espaço escolar como disparador para as discussões neste texto, nós realizamos um exercício de pensamento, que incorpora as experiências sensoriais do corpo. O argumento desenvolvido busca pensar a diferença como um eco, desmantelando a lógica binária que constrói a diferença como um outro diferente e, deste modo, reimaginar a produção do espaço escolar a partir da implicação e da infinitude que a espacialidade do corpo arrasta.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Pereira de Sousa, V., & Ranniery, T. (2023). UM ENCONTRO VIBRANTE: a escola, o corpo e a produção do espaço . Geo UERJ, (43). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/80063

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia