VIDA QUE ACONTECE EM ONDAS
A natureza na Educação em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.78609Palavras-chave:
Fragmentação geografia humana/física. Natureza. Quadros Geográficos. Experiência. Pensamentos insonesResumo
Vida que acontece em ondas é artigo com a Educação em Geografia presentando (des)encontros caóticos para devires outros. Está estruturado em três sessões: a. Expressões do Conteúdo na qual o dilema da fragmentação Geografia Humana/Geografia Física é problematizado gerando a pergunta: frente a este cenário, qual(is) seria(m) a(s) operação(ões) intelectual(is), às margens, que nos possibilitariam quadros geográficos outros, também, empiricamente? Qual seria a problematização aos moldes deridianos que nos localizaria dentro e fora? b. Expressões da Produção pelo qual se defende que o pensamento é sempre enquadrado por Frames derivados de experiências de vida e que se produz conhecimento não apenas racionalmente, sendo a percepção fundamental. c. Expressões da forma pela qual é relatada visita ao Museu da Natureza no Parque Nacional da Capivara. Visita engendradora de pensares que forjaram a proposição de ativar o conceito de Natureza na Educação em Geografia. Na finalização, (Des)encontros caóticos, marcando que as expressões se encontram caoticamente reativando hegemonizados frames ou forjando frames outros, propõe que a Educação em Geografia via significações outras do conceito de Natureza possibilitaria pensares de uma ecologia radical pós-humanista. Um devir-natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Inez Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.