CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
De onde se produz o sentido de mínimo comum?
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77730Palavras-chave:
currículo, geografia escolar, BNCC, PNLD. concentração espacialResumo
De onde se diz o que é bom para se ensinar em Geografia? Neste artigo, exploramos a dimensão espacial implicada na produção do sentido de currículo nacional em Geografia. Partimos do princípio de que uma das expressões importantes de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o texto dos livros didáticos. Assim, investigamos o local de formação e atuação profissional dos autores e autoras das obras do Programa Nacional do Livros Didático (PNLD) de Geografia mais recentes. Os resultados mostram que existe uma enorme concentração espacial da atuação dos sujeitos envolvidos nessa produção, especialmente no estado de São Paulo. Uma vez que o espaço é um dado ativo na construção de subjetividades, tal concentração é vista como algo problemático. Afinal, quando se considera a complexidade das realidades presente no espaço brasileiro e a forte influência que o currículo nacional exerce na formação de mentalidades, é urgente defender a pluralidade espacial daqueles que vem sendo autorizados a produzir seus sentidos hegemônicos.
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