IMAGENS DA NEGRITUDE NO CONTEÚDO DE AMÉRICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77309

Palavras-chave:

Negritude. Geografia da América. Livro didático. Ensino de Geografia. Educação antirracista.

Resumo

Este artigo analisa as imagens do sujeito negro no conteúdo de América em livros do oitavo ano de duas coleções didáticas: Araribá Mais e Expedições Geográficas. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: i) revisão bibliográfica sobre a educação para as relações étnico-raciais, o livro didático e o negro americano; ii) análise de conteúdo das imagens do negro americano nos livros selecionados, observando quantitativa e qualitativamente as ausências e presenças desses sujeitos. A investigação permitiu identificar que embora não sejam raras as imagens da negritude, elas mantêm posições subalternizados para pessoas negras, pouco referenciam a negritude na América, não retratam a diáspora africana e se concentram em representações contemporâneas dos povos negros. A conclusão do artigo destaca a necessidade da manutenção qualificada do PNLD e sua importância para uma educação antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrício Pereira Alves de Sousa, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2018). Meste em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2011). Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, 2008). Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade Nacional da Colômbia. Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), com atuação no Metrado em Relações Étnico-Raciais e no ensino médio-técnico integrado. Experiência e interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: espacialidades e identidades étnico-raciais e de gênero; lugares das festas, rituais e religiosidades; paisagem, memória e patrimônio; educação e diferença; ensino de geografia.

Ana Maria Martins Queiroz, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Possui graduação em Geografia - bacharelado e licenciatura - pela Universidade Federal de Viçosa (2008). É mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Doutora em geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-ambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). Tem interesse pelas seguintes temáticas: território, espacialidades étnico-raciais e de gênero, comunidades quilombolas, e o diálogo entre geografia e literatura negra.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Sousa, P. P. A. de, & Queiroz, A. M. M. (2023). IMAGENS DA NEGRITUDE NO CONTEÚDO DE AMÉRICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77309

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia