IMAGENS DA NEGRITUDE NO CONTEÚDO DE AMÉRICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77309Palavras-chave:
Negritude. Geografia da América. Livro didático. Ensino de Geografia. Educação antirracista.Resumo
Este artigo analisa as imagens do sujeito negro no conteúdo de América em livros do oitavo ano de duas coleções didáticas: Araribá Mais e Expedições Geográficas. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: i) revisão bibliográfica sobre a educação para as relações étnico-raciais, o livro didático e o negro americano; ii) análise de conteúdo das imagens do negro americano nos livros selecionados, observando quantitativa e qualitativamente as ausências e presenças desses sujeitos. A investigação permitiu identificar que embora não sejam raras as imagens da negritude, elas mantêm posições subalternizados para pessoas negras, pouco referenciam a negritude na América, não retratam a diáspora africana e se concentram em representações contemporâneas dos povos negros. A conclusão do artigo destaca a necessidade da manutenção qualificada do PNLD e sua importância para uma educação antirracista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patrício Pereira Alves de Sousa, Ana Maria Martins Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.