GEOGRAFIAS AFECTUOSAS E O ENFRENTAMENTO À DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77257

Palavras-chave:

Território. Des-re-territorialização. Políticas Públicas Educacionais. Distorção idade-série. Afectos.

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado, em andamento no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo cartografado é fruto da multiplicidade de encontros, de afecções e se propõe a examinar o fenômeno da distorção idade-série no Brasil, em especial, o contexto do município de Capivari do Sul/RS. Essa escrita corresponde a parte teórica, caracterizando-se por ser bibliográfica. Escolhemos o território como categoria geográfica e os conceitos de travessias e des-re-territorialização para realizar as análises e discussões que surgem da investigação. No entanto, a pesquisa se conecta a outros campos de conhecimento, como a Educação, a Filosofia e a Ecologia. Embora a investigação faça parte de um contexto amplo de estudo e diversas questões relevantes dela emergem, neste texto optamos por discutir a potencialidade de criação de políticas públicas educacionais, em microescalas, junto ao projeto Trajetórias Criativas e, com isso, estando à margem de sistemas de ensino que (re)produzem a distorção idade-série. Refletimos, também, sobre o fazer com para (re)agir à lógica neoliberal que se infiltra nos territórios escolares. Assim, entre flertes e escapes, não se banaliza essa perspectiva perversa que ronda a educação, mas joga-se com ela para freá-la, já que não é possível pará-la por completo, como se fosse possível estar dentro e fora da racionalidade neoliberal, em um enigma paradoxal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Barcella Agliardi

Licenciada em Geografia pela Faculdade Cenecista de Osório - FACOS (2012); Especialista no ensino da História e da Geografia - UFRGS (2013); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - Linha de Ensino/UFRGS (2019). Pesquisa de Mestrado aborda o ensinar e aprender Geografia com a Pedagogia de Projetos e o Pesquisar com no Ciclo de Alfabetização. Professora efetiva da rede municipal de ensino de Capivari do Sul/RS, desde 2004, nas diferentes etapas da educação básica, como Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA. De 2015 a 2018 atuou com a função de Formadora Local no programa do Governo Federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. De 2013 à 2017, na Coordenação Pedagógica de uma escola pública da rede. Entre outubro de 2018 e maio de 2019, participou de mentoria no Projeto Planos de Aula de Geografia da revista Nova Escola junto a uma equipe de professoras de diversas regiões do Brasil. Em 2020 atendeu estudantes em distorção idade-série, no programa Trajetórias Criativas como professora de Geografia. Atualmente faz parte do Conselho Municipal de Educação e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA de Capivari do Sul como membro titular. Desempenha a função na Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do mesmo município. Nos últimos anos, o foco do trabalho esteve voltado para a formação continuada de professores. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS - Linha de Ensino. 

Ligia Beatriz Goulart

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora colaboradora do POSGEA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou como Comissão Técnica no PNLD de Geografia Anos Iniciais em 2016, como coordenadora adjunta no PNLD Geografia Anos Finais em 2017, como coordenadora Adjunta no PNLD Geografia Ensino Médio em 2018 e Coordenadora Pedagógica do PNLD Projetos Integrados Anos Iniciais -2019 e Assessora Pedagógica do PNLD2023 Recursos Educacionais Digitais Anos Iniciais - Ciências Humanas. Tem experiência na área de Geografia e Pedagogia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, aprendizagem, ensino, educação, projetos Integrados e educação integral. É pesquisadora do Projeto Trajetórias Criativas que atende jovens de 15-17 anos em distorção idade -série, desde 2011. Parceria UFRGS- SMEC-Capivari do Sul.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Agliardi, L. B., & Goulart, L. B. (2023). GEOGRAFIAS AFECTUOSAS E O ENFRENTAMENTO À DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77257

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia