EU ESTAVA AQUI O TEMPO TODO E SÓ VOCÊ NÃO VIU
a geomorfologia no Minecraft como recurso no ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.73065Palavras-chave:
Jogos, Relevo, pensamento espacial, aluno-protagonistaResumo
O artigo versa sobre o uso de jogos eletrônicos como ferramenta para o ensino de geografia física, como disciplinas de Geomorfologia. Assim, os objetivos foram: 1) Discutir a utilização de jogos comerciais no processo de ensino-aprendizagem e sua importância no ensino de Geografia e Geografia Física; 2) Caracterizar o potencial do Minecraft como recurso metodológico; 3) Elaborar uma proposta didática associando o uso do Minecraft com conceitos de Geomorfologia, a partir do sexto ano do Ensino Fundamental vinculado às competências e habilidades da BNCC. Para tanto, a metodologia consistiu em um levantamento e revisão de literatura sobre os temas de Geografia Escolar, Geografia de jogos e Ensino de Geografia Física, o uso da matriz FOFA/SWOT para caracterizar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades do Minecraft como ferramenta educacional. Como resultado, destaca-se que os jogos são ferramentas que podem desenvolver alunos-jogadores e alunos-protagonistas no ensino, além de proporcionar ludicidade a temas mais difíceis. Outra questão observada é a possível dificuldade de alunos e professores em relação ao uso das tecnologias. E o professor faz parte do processo, sendo tanto o idealizador e quem contextualiza a proposta para a escola, quanto um mediador no processo de ensino-aprendizagem. O Minecraft como recurso voltado para a Geografia é uma ferramenta preciosa, com possibilidades que não se limitam ao conteúdo do sexto ano, ou temas voltados à geomorfologia, porém deve estar associado à parte teórica da aula e ao cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ARMANDO BRITO DA FROTA FILHO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.