A REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA

Disputas na tradição escolar e produção de manuais didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.72565

Palavras-chave:

Tipos e Aspectos do Brasil, Geografia Escolar Moderna, Manuais didáticos, Território brasileiro.

Resumo

Situado no campo das relações entre a história das disciplinas escolares e o desenvolvimento de cursos universitários no Brasil, o objetivo deste artigo é analisar os números da Revista Brasileira de Geografia (RBG) do período 1939-1945, especialmente na seção “Tipos e Aspectos do Brasil”, buscando compreender o domínio político-editorial da escola carioca de Geografia e do IBGE sobre tais publicações e reconhecendo os princípios de cientificidade acionados textual e imageticamente, assim como as reverberações dessas publicações sobre o discurso geográfico escolar moderno. Metodologicamente, este texto está estruturado em três momentos: (I) Discussão do método; (II) uma breve explanação sobre dois momentos de periodização da Geografia Escolar brasileira; e (III) as análises empreendidas sobre os números da RBG e uma discussão sobre sua relação com a produção de manuais didáticos de geografia. Ao final, defendemos que as publicações da RBG suturam politicamente um sentido de geografia ao adentrarem os manuais didáticos brasileiros, em contraposição aos princípios de cientificidade defendidos pela Geografia Paulista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Manhães Cabral, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo atuado como pesquisador convidado durante estágio de doutorado sanduíche na CY Cergy Paris Université (França). É licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ), com período de graduação sanduíche na Universidade do Porto (Portugal). Atua nas áreas de História da Geografia Escolar, Ensino de Geografia, Formação de Professores de Geografia, Materiais Didáticos e Políticas Curriculares em Geografia. Foi bolsista CAPES na graduação com o PIBID. É pesquisador membro dos grupos de pesquisa APEGEO (Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia) e Rede Brasilis (Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica), ambos registrados no CNPq. Atualmente é Professor D2 (doutor) de Geografia na Rede Municipal de Vinhedo (SP) e na Rede Municipal de Ilhabela, com experiência profissional comprovada nos Anos Finais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Cabral, T. M. (2023). A REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: Disputas na tradição escolar e produção de manuais didáticos . Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.72565

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia