O INSTAGRAMÁVEL NO MARKETING DE DESTINOS TURÍSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.70362Palavras-chave:
Marketing de influência, Destinos, InstagramávelResumo
Os destinos turísticos são influenciados por diversos fatores que afetam sua dinâmica e desenvolvimento. Por exemplo, a criação de algum atrativo novo pode trazer benefícios para o turista, mas pode impactar negativamente a vida do residente. É o que tem acontecido com a criação de objetos instagramáveis para que o turista tire fotos junto a eles e as publique nas redes sociais online. Esse é o caso da instalação de uma “cadeira gigante” na orla de Maceió. Este trabalho examina como o poder público se serviu indiretamente dos turistas para que eles divulgassem esse destino com fotos tiradas junto a esse objeto. A metodologia incluiu a leitura de posts sobre esse objeto, publicados na internet, entrevistas circunstanciais abertas com 250 residentes de Maceió, e observação de longa duração in loco. Os resultados ilustram como os chamados objetos instagramáveis estão sendo usados pelo poder público para promover destinos e como os residentes podem ter que se adaptar às consequências espaciais, sociais e culturais decorrentes da implantação de tais objetos.
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