O INSTAGRAMÁVEL NO MARKETING DE DESTINOS TURÍSTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.70362

Palavras-chave:

Marketing de influência, Destinos, Instagramável

Resumo

Os destinos turísticos são influenciados por diversos fatores que afetam sua dinâmica e desenvolvimento. Por exemplo, a criação de algum atrativo novo pode trazer benefícios para o turista, mas pode impactar negativamente a vida do residente. É o que tem acontecido com a criação de objetos instagramáveis para que o turista tire fotos junto a eles e as publique nas redes sociais online. Esse é o caso da instalação de uma “cadeira gigante” na orla de Maceió. Este trabalho examina como o poder público se serviu indiretamente dos turistas para que eles divulgassem esse destino com fotos tiradas junto a esse objeto. A metodologia incluiu a leitura de posts sobre esse objeto, publicados na internet, entrevistas circunstanciais abertas com 250 residentes de Maceió, e observação de longa duração in loco. Os resultados ilustram como os chamados objetos instagramáveis estão sendo usados pelo poder público para promover destinos e como os residentes podem ter que se adaptar às consequências espaciais, sociais e culturais decorrentes da implantação de tais objetos.

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Biografia do Autor

Francisco Nivaldo Ferreira dos Santos, Escola Municipal Zumbi dos Palmares, Maceió/AL

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Educação Ambiental pelo sistema SENAC/EAD (2013) e Biodiversidade e Manejo de Unidades de Conservação pela UFAL (2006), possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro -UNISA de São Paulo (2013). Atualmente é professor da rede pública municipal de Maceió e Rio Largo e com passagens por diversas escolas da rede privada. Tem experiência com tutoria em educação à distância na Universidade Aberta do Brasil - UFAL e IFAL e em coordenação pedagógica.

Lindemberg Medeiros de Araujo, Universidade Federal de Alagoas-UFAL

Graduado em Geografia (UFAL), especialização em Ecologia e Ciências do Ambiente (UFAL), mestrado em Planejamento Ambiental (University of Salford, Inglaterra) e doutorado em Planejamento Turístico (Sheffield Hallam University, Inglaterra), pós-doutorado na Griffith University, Austrália. Docente do Instituto de Geografa, Desenvolvimento e Meio Ambiente - IGDEMA/UFAL. Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, ambos da UFAL.

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Publicado

2023-05-12

Como Citar

Santos, F. N. F. dos, & Araujo, L. M. de. (2023). O INSTAGRAMÁVEL NO MARKETING DE DESTINOS TURÍSTICOS. Geo UERJ, (42), e70362. https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.70362