UTILIZAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO NO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO COMO RECURSO DIDÁTICO.

Autores

  • Athos Farias Menezes Universidade de Pernambuco
  • Bruno Olímpio dos Santos UFPE
  • Josiclêda Domiciano Galvíncio UFPE
  • Jorge José Araújo da Silva UPE

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2013.5704

Palavras-chave:

Ensino, Geografia Física e Sensoriamento Remoto

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2013.5704

 

Diante de novas perspectivas acerca do auxílio das tecnologias na educação, o sensoriamento remoto se apresenta mais do que uma técnica, uma ciência auxiliar da geografia, principalmente no que diz respeito aos aspectos ambientais, que no período contemporâneo ganha força com ONGs e instituições públicas que tem um olhar protecionista para as questões físicas e naturais. A geografia no âmbito educacional tem como um dos objetivos demonstrar a importância acerca destes estudos devido a característica de sensibilização que ela possui por ser designada segundo os pressupostos teóricos como ciência natural. Este trabalho demonstrará a realidade do sensoriamento remoto em meio a educação, a partir de resultados de questionários e como se dá, a divisão espacial desta ciência em escolas públicas e privadas que atentam suas vertentes educacionais para o ensino no nível médio. Também realizará uma análise dos parâmetros estabelecidos pelo MEC sob a perspectiva da avaliação do Plano Nacional do Livro Didático, e os livros avaliados na visualização do campo do sensoriamento remoto.

 

Abstract: Faced of new perspectives to aid of new technology in education, the remote sensing ifpresent more than one technique, but one auxiliary science of geography, principally inrespect the physical and nature questions, that in the contemporary period gains forcewith ONG’s and public institutes which takes a look protectionist on the environmentquestions. The geography science on school ambit has objective demonstrate theimportance about studies because of importance in characteristic of sensibilityenvironment with he has design to be out theoretical assumptions qua natural science.This is work will go demonstrate the fact of remote sensing about education fromresults questions, how so to give spatial division this science in publics school andprivate school in that attempt yours strands for education in average level. The analysisof parameters established by the MEC about evaluation of NPDB (National Plan fromDidactic Book) and books evaluated in the visualization in field of remote sensing.

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Biografia do Autor

Athos Farias Menezes, Universidade de Pernambuco

Graduado em Geografia pela Universidade de Pernambuco e colaborador do grupo de pesquisas SERGEO-UFPE. Atuo nas linhas de pesquisa de monitoramento de bacias hidrográficas, sensoriamento remoto aplicado aos recursos naturais, geoprocessamento, agroecologia e pedologia. Atualmente estagiário da Fundação Joaquim Nabuco, atuando com o geoprocessamento aplicado a agroecologia e cartografia social.

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Publicado

2014-06-09

Como Citar

Menezes, A. F., Santos, B. O. dos, Galvíncio, J. D., & Silva, J. J. A. da. (2014). UTILIZAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO NO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO COMO RECURSO DIDÁTICO. Geo UERJ, 2(24). https://doi.org/10.12957/geouerj.2013.5704

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