QUAL O ESPAÇO DO T-LOVER?: O ARMÁRIO NO CONTEXTO DO CIBERESPAÇO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.55134

Palavras-chave:

T-lover, Armário, Ciberespaço, Masculinidades, Virtualidade.

Resumo

Neste artigo buscamos compreender qual é o espaço dos t-lovers, sujeitos que na busca pela manutenção dos padrões masculinos dominantes e cis-heteronormativos encontram na sociedade “off-line”, maneiras de dar novos contornos ao armário proposto por Sedgwick (2007). Pensar o armário no contexto do ciberespaço é peça-chave para entender as múltiplas masculinidades performadas pelos mesmos indivíduos em diferentes espacialidades. Dessa forma, o anonimato converte-se em tática para que possam manter relações com as t-gatas sem ferir os símbolos atribuídos ao que foi construído como “ser homem”. Nas pesquisas em gênero e sexualidade, frequentemente, recorre-se ao uso de uma metodologia que contemple eventos e narrativas vivenciadas pelos próprios participantes, por isso no presente trabalho optou-se pela utilização da análise do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Ignácio Pimentel, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciado em Geografia pela Universidade Cândido Mendes, Mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente sou professor adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei e membro do Grupo de Pesquisa em Geografia Humana Aplicada (GHAP)

Ana Carolina Santos Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestra em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Grupo Ethos

Jeziel Silveira Silva, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduado em Geografia na modalidade licenciatura pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Mestrando em Geografia Humana pela  Universidade Federal de São João Del-Rei. Grupo de Geografia Humana Aplicada (GHAP)

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Pimentel, I. I., Barbosa, A. C. S., & Silva, J. S. (2021). QUAL O ESPAÇO DO T-LOVER?: O ARMÁRIO NO CONTEXTO DO CIBERESPAÇO. Geo UERJ, (39), e55134. https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.55134